A AICC, Associação Industrial e Comercial do Café lançou ontem a segunda edição do Lisbon Coffee Fest, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. O festival que promove a cultura do café em Portugal regressa ao Lx Factory, já a 20, 21 e 22 de março. O encontro incluiu ainda uma Cerimónia da Confraria do Café com a entronização de novos Confrades.
“E porquê um festival de café? Porque Portugal é um país amante de café. Porque nós somos uma sociedade que bebe café e o café está no nosso ADN. Portanto, faz todo o sentido”, diz a organização.
Este ano, o festival vai contar com um campeonato de baristas e o lançamento do selo “Portuguese Coffee”, concebido para promover o café português além-fronteiras. “Este ano vamos ter uma área dedicada a workshops e palestras, uma zona de street coffee com uma zona de lounge e de visita e vamos ter um bar, com terraço, que vai ter alturas de After-Party”, explica a organização.
A primeira edição, que aconteceu no ano passado, foi um festival europeu, que teve uma enorme adesão, já que este é um evento específico que “visa enaltecer o café e mostrar o melhor que se faz”. A primeira edição teve 57 stands com a presença de 49 marcas e foram tirados mais de 23 mil cafés. Os copos utilizados eram recicláveis e a borra do café foi aproveitada para compostagem.
Cerca de 80% dos adultos portugueses consome café diariamente e está comprovado que beber café regularmente e de forma moderada, até quatro ou cinco chávenas pequenas diárias, traz benefícios para a saúde, nomeadamente no que se refere à prevenção de alguns tipos de cancro, de acordo com a OMS e o ISIC.
Em Portugal consomem-se atualmente cerca de 15 000 toneladas de café no retalho e 13 550 toneladas no canal Horeca, segundo dados da Euromonitor.
Depois de um período de decréscimo nos anos de crise, o consumo de café em Portugal tem vindo a crescer e estima-se que continue essa tendência, quer através das novas formas de consumo, quer devido ao turismo.
Portuguese Coffee – A blend of stories
“Portuguese Coffee – a blend of stories®” é o selo atribuído ao café transformado. O objetivo é promover o produto luso, as tradições e características. Pretende-se que o consumidor identifique a origem e transformação deste produto para valorizar a procura, permitindo às empresas nacionais aumentarem as suas exportações nos diversos mercados externos.
Os promotores
A AICC é uma associação patronal sem fins lucrativos das empresas que, no território nacional, exercem a sua atividade na indústria de torrefação, moagem, empacotamento e comercialização de café ou responsáveis pelo lançamento no mercado de café, misturas, sucedâneos e solúveis.