António Casanova, CEO da Unilever FIMA e CEO da Gallo Worldwide, esteve à conversa com Manuel Santos Vítor e Hugo Teixeira, da Abreu Advogados, num evento online que visou discutir os impactos da pandemia do novo coronavírus no comércio mundial.
Segundo António Casanova, a Unilever, que compreende várias marcas de bens de grande consumo, nas categorias de alimentação, limpeza doméstica e cuidados pessoais, tem unidades de negócio que foram impactadas negativamente e outras de forma muito positiva. Aliás, refere ele, como muitas outras no mercado.
“Nos bens de consumo houve diferenças notáveis em Portugal. As marcas da área da alimentação prosperaram bastante, mas as de higiene pessoal não. Os negócios de desodorizantes e shampoos diminuíram cerca de 20%, falando de uma forma muito geral. O que é relacionado com a higiene do lar também cresceu”, comentou.
Se há algo que o executivo não tem dúvida é de que entrámos numa recessão, restando apurar a duração e profundidade da mesma. O coronavírus trouxe consigo profundas mudanças, com impacto negativo para os negócios mais tradicionais, no segmento Business-2-Consumer (B2C), como os da restauração, o turismo e a aviação.
Diz que ainda não estamos numa era pós-COVID e que há até quem anteveja que vivamos em compasso de espera até, pelo menos, 2022. Não passando de conjeturas, arrisca dizer que “algumas das grandes economias podem sair ilesas e ser rápidas na recuperação devido aos estímulos que recebem, e isso pode ajudar à recuperação da economia em Portugal”.
Sobre o comércio online, António Casanova diz: ““O que se sabe é que depois da experimentação, há a fase da adoção por parte de uma percentagem dos clientes, que depois repetem as compras. Espera-se que a adoção seja elevada depois da fase da experimentação”.
O comércio online quadruplicou e as empresas de videojogos, por exemplo, já reportaram aumentos de vendas na casa dos 64%. O canal, que em Portugal sempre foi de difícil penetração, conseguiu ultrapassar a barreira da experimentação, havendo muitas pessoas a encomendar online pela primeira vez.
Na opinião do CEO da Unilever, “é pouco provável ter um mercado muito desenvolvido sem haver um operador completamente dedicado”.
As Abreu Advogados Forward Sessions são uma iniciativa de sessões webinar para conversas, debates e apresentações de temas do interesse da economia, focados na procura de soluções e caminhos sustentáveis para as organizações portuguesas.