No Co-Lab - Laboratório de Inovação com o Cliente, em Alfragide, foi apresentada a próxima edição do Festival de Comida Continente, o maior festival do país com acesso gratuito.

O evento regressa a 6 e 7 de julho, ao Parque da Cidade do Porto, com diversas novidades.

Filipa Appleton, Head of Brand and Marketing do Continente, revelou as novidades e fez-se acompanhar dos chefs André Matos, Chef Executivo da Cozinha Continente, Manuel Almeida, Diogo Rocha, Hélio Loureiro e Chakall. Ficou a faltar apenas a chef Marlene Vieira que, por motivos de saúde, não este presente.

Arroz de Polvo Caldoso, Lombo de Bacalhau, Brás de Camarão e Agrião e Cachaço de Porco com Farinheira foram os pratos apresentados pelos Chefs Hélio Loureiro, Manuel Almeida e Diogo Rocha. O chef Chakall também apresentou algumas propostas que terá no espaço ‘Grelha do Chakall’, onde os visitantes podem degustar carne confecionada à moda argentina. Todos estes pratos serão servidos na ‘Cozinha Continente’, um espaço com 2 800 m2 de área coberta dedicado à gastronomia de eleição.

«Nós queremos explorar os territórios do Continente que são o entretenimento, a música e a gastronomia, com os nossos chefs» num festival que é para todos, diz Filipa Appleton.


Este ano, o Festival de Comida Continente contará com petiscos volantes, pratos de assinatura, concertos, uma área dedicada às crianças e até aos animais de companhia. É um festival “pet friendly”, garante a organização.

Chefs FCC


Os chefs presentes irão trabalhar numa lógica de live showcooking, com propostas para um público eclético de variadas faixas etárias, disponíveis a um «preço “à Continente”, mas em pratos de assinatura que, de outra forma, alguns visitantes e algum público não teriam acesso».


Aurea, Romana, Toy e Tony Carreira foram alguns dos nomes do cartaz musical a marcar presença no evento de apresentação. Do cartaz previsto fazem ainda parte nomes Maninho, Dj Kamala, Manuel Turizo, Ivandro e Pedro Abrunhosa para animar o ‘Palco Continente’. Haverá ainda o ‘Palco Arraial’ e o Palco Kids, estando prevista a presença de Nina Toc Toc e Miss Cindy.

Em 2024, 43 produtores de vinho também marcam presença no festival. Os apreciadores do néctar compram um copo por 4€ e podem fazer a prova de todos os vinhos que desejarem, sem pagarem mais por isso.

Romana FCC


Na Avenida das Marcas, o público pode conhecer as novidades dos parceiros do festival e de algumas marcas próprias do Continente. Filipa Appleton sublinha ainda: «Para além da cozinha Continente, para além da cozinha de rua, da Praça dos Vinhos, da Chef's Table, do Palco Continente, da animação itinerante, temos o Palco Kids e todo um evento mais sustentável. Sabemos que não estamos a deixar uma pegada depois dos dois dias de festa». O festival estará a obedecer a práticas sustentáveis, reconhecidas pela certificação 3R6 da Sociedade Ponto Verde.

 

Tony Carreira FCC

Filipa Appleton resumiu: «Temos vários cenários para poder percorrer os 2 dias do festival e é possível começar o dia com um workshop no Palco Saudável, visitar a Avenida das Marcas para experimentar as novidades da padaria e ainda fazer uma degustação na Praça dos Vinhos. A Cozinha Continente reúne os prestigiados Chefs com pratos a um preço muito acessível e temos pelo espaço do festival ainda mais ofertas para todos os gostos. Somos para toda família, até para os membros de quatro patas porque somos um festival pet friendly. Além da aposta na música, gastronomia e entretenimento, reforçámos o conforto de quem nos visita através do plano especial de mobilidade, para facilitar os acessos ao Parque da Cidade do Porto, e também com a forma de pagamento através do Continente Pay e App Cartão Continente. Estes são apenas alguns exemplos do que estamos a preparar para a 6ª edição do festival que Dá palco a todos os gostos».

O ‘Festival da Comida Continente’ está aberto das 10h30 à 01h00 no sábado e das 10h30 às 23h00 no domingo. A organização trabalhou com a Câmara Municipal do Porto e com a Câmara Municipal de Matosinhos para conseguir algumas zonas de estacionamento gratuito e outras a preços reduzidos, o reforço da linha de metro e um shuttle dedicado, contínuo e gratuito, que vai desde a Casa da Música até ao evento do Parque da Cidade, para que seja mais fácil poder chegar ao recinto.