A Chefs Agency está a trazer o projeto Plastic FreeCertification para os espaços de turismo e restauração nacionais, e é ainda responsável pelo processo em Espanha e no Brasil.

A Plastic Free Certification nasceu pelas mãos do chef argentino Mauro Colagreco, que queria reduzir a utilização de plástico no restaurante Mirazur, em Menton, França. O espaço conquistou, em 2019, a terceira estrela Michelin e atingiu o primeiro lugar do ranking The World's 50 Best Restaurants.

Para dar corpo à ambição do chef foi criada uma startup, à qual a Chefs Agency se associa como empresa parceira de comunicação e representação para Portugal, Espanha e Brasil.

“Estamos muito entusiasmadas em dar continuidade a este projeto iniciado pelo Mauro, e que efectivamente vem sistematizar os processos necessários para uma mudança nesta área. Acreditamos genuinamente que através da gastronomia é possível promover alternativas sustentáveis.” – afirma Patrícia Dias, diretora da Chefs Agency.

A partir do exemplo de Mauro Colagreco, verifica-se que ao adoptar medidas ecologicamente responsáveis, os gestores estão a influenciar, em cadeia, todos os seus fornecedores, a aos setores adjacentes à sua área de atuação.

Para que este efeito venha a ser uma realidade, houve uma grande preocupação em sistematizar um modelo acessível, para que qualquer restaurante ou empresa sensível a esta causa possa acionar o processo de forma simples.

Como funciona?

O primeiro contacto poderá ser feito facilmente por telefone (211 327 797) ou por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou através do site (https://www.plasticfreecertification.pt). De seguida, será enviado um formulário pela Plastic Free Cerification, no qual será solicitada informação sobre a organização, como número de colaboradores, instalações adicionais, entre outras características da empresa para, a partir daí, a avaliação de certificação ser orçamentada de acordo a dimensão e especificidades da organização.

Numa fase seguinte, após aprovação do orçamento e assinatura de um acordo de confidencialidade, os responsáveis pela entidade a certificar terão o apoio e acompanhamento do research center da Plastic Free Certification, que poderá facultar informação sobre materiais e linhas gerais de orientação, bem como partilhar boas práticas, com vista a potenciar o melhor nível de certificação possível (classificado de A a E).

Como etapa final, é marcada uma inspeção com um auditor independente, certificado pela União Europeia, que irá recolher os dados necessários para um comité interno de avaliação finalizar o processo com a atribuição da classificação, certificando a empresa.

Posteriormente, a curto/médio prazo, a organização pode, e deve, definir e pôr em prática um plano de redução de plásticos, para que anualmente possa renovar a sua certificação, e melhorar a sua classificação, repetindo o processo junto da Plastic Free Certification.