Há vários fabricantes e retalhistas a unir-se em defesa do rótulo Nutri-Score, sistema de informação nutricional que facilita a comparação de produtos alimentares, dentro da mesma categoria.
A Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste e Nestlé uniram-se em prol da alimentação saudável e criaram a página de Facebook “Mais Nutri-Score”.
O objetivo é que Portugal adote também sistema de informação nutricional nas embalagens dos produtos, tal como já acontece em sete outros países da Europa. O rótulo nutricional consiste num código de cores e de letras, colocado na frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, baseadas nos níveis de classificação que vão de A - Verde escuro a E - Vermelho.
A ALDI Portugal iniciou o processo de aplicação do Nutri-Score nas suas marcas próprias em abril de 2021. Em Portugal, a introdução será gradual e terá início em marcas próprias de categorias relevantes: All Seasons, Alfacinha, Golden Bridge, King's Crown e Rio d'Oro.
O folheto da campanha nas lojas Auchan, inserido na Feira de Vida Saudável (que decorreu em maio), dedicou duas páginas ao tema com visibilidade para produtos com este sistema de informação nutricional. Foi, igualmente, distribuído aos clientes que efetuaram compras online e nas parafarmácias, um folheto explicativo do sistema Nutri-Score e de divulgação da campanha da Deco Proteste.
A Danone Portugal, que deu início à colocação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos no início de 2020, tem o sistema implementado em praticamente todo o seu portefólio, onde se destacam marcas como Activia, Actimel, Danacol, Danone, Danonino e YoPRO.
A Nestlé Portugal tem vindo a implementar progressivamente o sistema Nutri-Score nos seus produtos desde o início de 2020. De momento, já existe em produtos de todas as suas categorias e marcas abrangidas, como Fitness, Estrelitas, Chocapic, Cheeerios, Nat, Nestum, Nesquik, Nescafé, Garden Gourmet e Smarties. Foi ainda a primeira a disponibilizar a informação nutricional Nutri-Score em Braille nos rótulos dos seus produtos, tendo iniciado com as embalagens de Nestum Mel e Nestum Chocolate.
A Deco Proteste lançou uma carta aberta a favor da adoção do Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal: Nutri-Score: exija o rótulo que fala para si!
O Nutri-Score está a ser implementado por várias empresas, sendo considerado como o mais eficiente na informação rápida ao consumidor sobre as características e os benefícios de um determinado produto.
O Nutri-Score foi desenvolvido por um painel de especialistas independentes para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos com base em 100ml ou 100g, permitindo comparar produtos dentro de uma mesma categoria.
Baseia-se nos valores nutricionais do produto em questão e tem em consideração os nutrientes e/ou ingredientes que devemos controlar na alimentação, como a gordura saturada, o açúcar e o sal; bem como os nutrientes a promover, como a fibra e a proteína, mas também a percentagem de fruta, legumes e oleaginosas presentes no produto alimentar. O resultado final reflete a relação entre estes elementos.
Este sistema já é apoiado por 419 cientistas europeus individuais e 30 associações de especialistas, representando centenas de cientistas e de profissionais de saúde das áreas da nutrição, saúde pública, medicina preventiva, obesidade, endocrinologia, oncologia, cardiologia, pediatria e marketing social, em representação de 31 países europeus.