A Pinhais vai abrir, em outubro, o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo da indústria conserveira, que alia a sua fábrica às marcas estratégicas PINHAIS e NURI.

O projeto conta com um investimento de 3 Milhões de Euros (M€), e proporcionará uma experiência sobre todas as fases do processo ao vivo.

Delineado para a promoção da comunidade local e do turismo, o projeto da Pinhais, conserveira que no ano passado celebrou o seu centenário, visa contribuir para a preservação e valorização da indústria conserveira de Matosinhos.

Lata litografada Pinhais antiga

Com localização na Avenida Menéres, o projeto conta com a parceria institucional da Câmara Municipal de Matosinhos. De acordo com a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, “este projeto apresenta caraterísticas únicas no setor do turismo industrial, será um Museu-Vivo com uma dinâmica muito própria e grande ligação às tradições de Matosinhos. A autarquia entende ser um equipamento estratégico e de grande valia para o desenvolvimento económico da região.”

Alvo das intervenções necessárias à requalificação e adaptação, a infraestrutura centenária do edifício da conserveira de Matosinhos acolherá assim o museu, cuja obra está entregue à Norasil, uma empresa local de Matosinhos.

Todas as visitas ao Museu-Vivo serão guiadas por mediadores culturais, que levarão os visitantes numa viagem ao passado, às raízes da Pinhais e de todas as suas marcas. A visita permitirá mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento (embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa). O tour culminará com uma prova das iguarias da Pinhais e na loja, onde se encontram conservas e artigos de colecionador.

Com o avançar do projeto, ofertas complementares serão integradas na agenda do Museu, como exposições temporárias, serviços educativos e workshops.

Este projeto que nos permite a comunicação da nossa cultura e herança conserveira é um sonho concretizado para o mais precioso dos nossos ativos, as pessoas que aqui trabalharam desde sempre e que compõem a família Pinhais. É também uma homenagem às diferentes gerações da mesma família que marcam o percurso da empresa nos últimos cem anos. Tudo na Pinhais respira autenticidade, tradição e qualidade, desde o edifício histórico, passando pelo método de produção (que se traduz em conservas inigualáveis) e culminando no mais importante, a família das Conservas Pinhais nos seus 146 colaboradores que dominam e preservam vivo um processo artesanal praticamente extinto no mundo”, refere Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais.

 Peixe e pescadores

A responsável acrescenta que Queremos proporcionar uma experiência diferenciadora, única e sustentada numa tradição centenária. Preservar a memória e legado da indústria, partilhar as origens, processos, histórias e pessoas por trás das nossas marcas, são os grandes objetivos na base deste projeto. Por estes motivos, consideramos que este conceito de Museu-Vivo só faz sentido existir na Pinhais que, além do espólio, arquitetura e filosofia, se orgulha de manter em pleno século XXI um método tradicional raro em toda a sua produção, representando a génese do setor, tal como era há 100 anos”.

 

Além do turismo cultural e histórico, o projeto associa o turismo gastronómico, principal motivo de visita de muitos turistas à região e, dada a presença da Pinhais em diversos mercados internacionais, é esperado ainda interesse de mercados como o austríaco e norte-americano, mas também o espanhol, francês, alemão e italiano.

Com Pure