Um novo estudo da Fixando revela que os portugueses, gastam em média 720€ por mês, durante as férias, em almoços e jantares, com a maioria das pessoas a preferir comer fora, e com a procura dos serviços de catering disparar.

Para chegar a estas conclusões, a plataforma analisou as preferências de 4600 utilizadores da plataforma, entre 22 e 29 de julho.

A procura do serviço de ‘catering’ ao domicílio cresceu 68% em junho comparado com período homologo em 2020, e cerca de 45% dos portugueses prefere não cozinhar em casa. Em tempo de férias, apesar do medo de contágio da covid-19, das restrições à entrada nos restaurantes, ou dos horários de funcionamento apertados, os portugueses preferem mandar vir comida (10%), comer no restaurante (45%), ou contratar pensão completa (10%).

O cansaço da pandemia aliado à confiança acrescida nos serviços de refeições leva os portugueses a preferirem comer fora nas férias (70%), ou mesmo contratar um chef ao domicílio (16%).

“Assistimos a um desconfinamento emocional em que apesar do contexto pandémico, as pessoas ganham cada vez mais confiança nos serviços, procuram descansar e relaxar durante as férias para recuperarem forças.” explica Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios da Fixando. “Por outro lado, os profissionais da área estão cada vez mais bem preparados para trabalhar e entregar serviços em segurança”, adianta.

A preocupação com a saúde e alimentação saudável é maior, com 43% dos portugueses a ter algum cuidado com a alimentação e cerca de 55% a ter efetivamente uma alimentação saudável. Paralelamente, 100% dos fornecedores dos serviços de catering afirma ter cuidado na preparação das ementas para garantir a alimentação equilibrada e saudável.

Fixando opera, desde 2017, a nível nacional através da sua plataforma web e mobile, para simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, existindo mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.