De produção nacional, a Carne D’Erva é uma nova marca que surge com foco na sustentabilidade para o consumo de carne de elevada qualidade.

O conceito baseia-se nos antigos valores de produção, que recorrem também à inovação, para dar resposta à emergência ambiental e mudanças de hábitos de consumo.

Carne D Erva embalagem

A Carne D’Erva dedica-se à produção de carne de vaca de forma natural e sustentável, na lezíria de Vila Franca de Xira. Os animais são nascidos e criados em Portugal, alimentados apenas a erva de pastagens biodiversas, compostas por variadas espécies de plantas respeitando o equilíbrio do ecossistema, neutra em carbono e sem quaisquer aditivos, hormonas e antibióticos.

João Testos Pereira, Engenheiro Zootécnico e Sócio-fundador da Carne D’Erva, diz: “desenvolvemos um modelo de produção inovador, incorporando conceitos como o da agricultura regenerativa e da economia circular. A nossa carne é 100% grass-fed e carbon neutral, estes são fatores cruciais na escolha dos nossos consumidores. Existe uma preocupação pela forma como os nossos animais são tratados desde o momento em que nascem até ao momento de entrega na mesa dos portugueses.

Carne d'Erva

Na exploração não há um animal que seja submetido a confinamento e, na engorda, embora demore mais tempo, não é utilizada qualquer metodologia grain-fed, em que os animais são submetidos a uma alimentação com base em concentrados, cereais e outros subprodutos que podem ser prejudiciais à saúde.”

Trata-se de uma exploração que conta com 100 hectares de terreno, onde cerca de 150 animais pastam livremente. O resultado, dizem os produtores, é uma carne tenra, saborosa, rica em vitaminais e minerais, e composta por gorduras saudáveis e benéficas.

Como começou

O projeto nasceu em 2017, enquadrando-se num ecossistema propício ao desenvolvimento de pastagens de qualidade – o “terroir” da lezíria de Vila Franca de Xira, reconhecido pela excelência da carne dos animais que nela pastam e engordam.

Com uma alimentação à base de ervas variadas, a engorda dos animais demora entre 10 a 24 meses, permite a obtenção de uma carne mais estruturada e saudável.

O ecossistema onde está inserida a exploração, praticamente em pleno estuário do Tejo, é extremamente rico em fauna, flora e microbiota. Os solos, antigo leito de cheias do Tejo, são muito ricos em diversos minerais conferindo às pastagens todos os nutrientes que são necessários para alimentar os animais. O cuidado com que é gerida a produção de carne nestes campos visa a manutenção e promoção de todo este habitat, através de uma agricultura de conservação com intervenção mínima.

A Carne D’Erva é uma marca detida pela Meadow – Agricultural Asset Management e é pré-finalista do Prémio Intermarché Produção Nacional de 2020 na categoria “Ideias com Potencial”.

Comprar é online

A comercialização é feita essencialmente através do canal e-commerce, através do site https://carnederva.pt/ , onde é possível encontrar uma dezena de produtos de carne de bovino com cortes distintos e quatro packs temáticos, com uma oferta adequada a cada perfil de consumidor.

Carne d'Erva

As peças chegam à casa dos consumidores embaladas em vácuo, ultracongeladas, para assegurar a qualidade do produto e a segurança. Os packs são vendidos para todo o país, do Minho ao Algarve, não só para o cliente final como para a área da restauração, lojas gourmet e mercearias de bairro. Por ano, são vendidos 35 toneladas de carne em todo o país.

 

Com Hill+Knowlton Strategies