O Estúdio Time Out no Mercado da Ribeiro, em Lisboa, voltou a ser a montra do mundo vitivinícola da Bairrada.

Foi a 23 de março que os produtores desta zona do país rumaram à capital para mostrar o que de melhor se faz no mundo dos vinhos naquela região.


A Bairrada@Lx já vai na terceira edição, um sinal do sucesso que este certame tem tido junto do público. Para além dos néctares, as iguarias e doçarias também entraram nesta viagem. O Mercado da Ribeira volta a ser a escolha para receber o Bairrada@LX graças à sua localização e carácter cosmopolita, sendo ideal para promover a região da Bairrada através dos seus vinhos e iguarias.



 DSC0455

Foram 21 os produtores que fizeram questão de marcar presença no evento e disponibilizaram os produtos das suas vinhas para degustação.

O evento contou com a organização da Eira da Beira e com o apoio da comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo que todos os vinhos são certificados com o selo de qualidade DO Bairrada ou IG Beira Atlântico. 

 DSC0491

Este ano, o Bairrada@Lx apresentou, pela primeira vez, as “Provas no balcão com ...”, em que os produtores/enólogos e enófilos partilham a história sobre os seus vinhos. Foram três as “Provas no Balcão com...”, sendo a primeira com o Mário Sérgio Alves Nuno, produtor da Quinta das Bágeiras que falou sobre a “Maria Gomes”, uma casta da Bairrada e aproveitou para lançar a nova colheita do “Avô Fausto”, um  branco de 2017. O palco foi ainda partilhado com o produtor Luís Pato que falou da “Baga na Vinha Pan” e com Osvaldo Amago, um enólogo da Adega de Cantanhede, que se pronunciou sobre a ‘Baga’, a casta rainha da Bairrada. 

 DSC0503

O restaurante “O Rei dos Leitões” fez-se novamente presente para esta viagem e voltou a marcar presença no Bairrada@Lx. Quem visitou o evento, teve oportunidade de revisitar ou conhecer o sabor do conhecido “Leitão à Moda da Bairrada”.


Os produtores presentes foram a Adega de Cantanhede, Ataíde Semedo, Campolargo, Caves Arco do Rei, Caves Messias, Caves Montanha, Caves Primavera, Caves São Domingos, Caves São João, GIZ by Luís Gomes, Kompassus, Luís Pato, Nélson Neves, Positive Wine, Quinta da Lagoa Velha, Quinta das Bágeiras, Quinta de Baixo, Rama & Selas, Regateiro e Aplauso, Sidónio de Sousa e Vadio.

Por Bruno Dias