Fama d´Alfama
 
Lisboa conta com um novo espaço gastronómico. O Fama d’Alfama abriu as portas, como o nome indica, na zona Alfama, nomeadamente na Rua do Terreiro do Trigo, perto do Museu do Fado.
 
É um novo espaço que pretende ser mais do que um local para degustação, estabelecendo-se como um ponto de encontro entre os sabores portugueses e a cultura, através de eventos ao vivo.
 
O espaço procura criar um ambiente familiar e acolhedor, envolvendo-nos com anotações de Art Déco e com a criatividade artistas portugueses como Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso ou Stuart Carvalhais.
 
Fama d´Alfama no interior
 
 
A aposta é feita nos pratos tipicamente portugueses, estando a carta repleta de referências como o Bacalhau À Brás, o Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Polvo, Polvo à Lagareiro, Bochechas de Porco, Novilho dos Açores ou Cabrito à Padeiro, assim como petiscos de queijos e enchidos.
 
Para João Cardim, responsável pelo espaço, a ementa “reflete a riqueza e a variedade gastronómica de Portugal” e vai conjugá-la com sabores gastronómicos das comunidades portuguesas, de que é exemplo o caril típico da Índia, a picanha característica do Brasil ou a cachupa tradicional de Cabo Verde. Para terminar a refeição, a escolha de sobremesas passa pelo Morgado do Bussaco, pelo Fondant com Gelado ou pelo Gelado de Frutas com Vodka.
 
“É um espaço de união de culturas, de afinidades e igualdade. Acredito que estes valores são os pilares do bem-estar social, da nossa existência e no Fama d’Alfama vivêmo-los também» Fama d’Alfama
 
 
Mesa no Fama D'Alfama

«É uma aposta cultural integradora, que nos distingue e que, acima de tudo, celebra a diversidade artística», são as palavras de João Cardim, cujos olhos brilham ao falar do espaço. A agenda vai ser dividida entre vários tipos de espetáculos, como a Stand Comedy às quartas-feiras, os fados às quintas feiras, estando a sexta e sábado reservados para outros géneros musicais. Cinepop Gourmet é o nome do evento que decorrerá aos sábados à tarde onde vão ser exibidos filmes icónicos das décadas de 50 a 90.
 
Com capacidade para 50 pessoas sentadas e 15 em plateia, o restaurante Fama d’Alfama faz parte de um grupo de restauração e turismos, com presença em Alfama, tendo o primeiro estabelecimento – Charcutaria Fama d’Alfama – sido aberto em 2016, com apartamentos turísticos para alugar na mesma zona.