A Pizzaria San Paolo acaba de abrir um novo espaço em Odivelas, levando pela primeira vez à Grande Lisboa o conceito de pizza paulistana.

Depois do sucesso no Carregado, a San Paolo instala-se agora na Rua Reinaldo dos Santos, n.º 20, nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas.

Cozida em forno a lenha, esta tradição nasceu da adaptação da herança italiana ao contexto urbano e multicultural de São Paulo. A pizza paulistana distingue-se pela abordagem menos rígida às regras clássicas da pizza napolitana. A base é fina, mas leve, com fermentação lenta, ingredientes de origem italiana e combinações criativas de sabores. As pizzas são maiores, pensadas para partilha, e a refeição prolonga-se à volta da mesa, num ambiente de convívio.

“A pizza paulistana não é apenas um prato: é uma experiência. É este espírito que queremos trazer para Lisboa: famílias, amigos, vizinhos e grupos a partilhar sabores e momentos. Em São Paulo, domingo à noite é sinónimo de pizza… e pizza é partilha, por isso é que tradicionalmente a paulistana é maior, tendo em média entre 40 e 50 cm!”, afirma Saulo Cardoso, fundador da San Paolo.

Na carta, encontram-se sabores clássicos como a Portuguesa, a Calabresa tradicional (sem queijo), a Margherita à moda paulistana e várias propostas com Catupiry. O espaço de Odivelas apresenta ainda criações exclusivas, como a Marsala, com mascarpone, tomate confitado e cebola caramelizada em vinho Marsala; a Bianca, com mascarpone, bacon desidratado e pesto de limão; a Panna, com base de creme de espargos e presunto; e a Mel Picante, que conjuga pepperoni, mel picante e cebola-roxa.

A oferta vai além das pizzas. A carta inclui lasanha confecionada em forno a lenha, stromboli recheados com salame ventricina picante, mozzarella, tomate, cebola-roxa caramelizada e rúcula, rondelli de ricotta e espinafres, ravioli de abóbora com sálvia e manteiga queimada, e uma panna cotta de frutos vermelhos com um toque especial de especiarias.