Ararate Figos Grelhados

O restaurante Ararate, sito na Conde Valbom em Lisboa, vai receber o Verão com novos sabores. Karine Sarkisyan, proprietária do Ararate, diz que o Verão na Arménia é seco e especialmente quente.

As fontes nas cidades correm sem interrupção, os lagos e as praias fluviais substituem a praia e há inclusive um festival de água. Quando o sol se põe, abrem-se as portas das casas e a mesa põe-se farta como acontece na temporada do Ararate. 

O calor pede por Spass, uma sopa de iogurte com dzavar (variedade de trigo da montanha) e manteiga, servida com coentros ou hortelã; Khachapuri de feijão vermelho e ervas, acompanhado com tan, uma bebida à base de iogurte com pepino, sal e salsa à prova de calor; Khurdjin, borrego assado no forno em trouxa de lavash com legumes estufados em cerveja; ou Miúdos de borrego em véu no carvão (14€).

O Verão traz também uma esplanada com 40 lugares, com opções frescas para provar fora de portas: Sopa de abóbora com mel e hortelã; Sortido de peixe com esturjão fumado e maturado, esturjão marinado com ervas aromáticas e salmão marinado com laranja; salada morna com vitela, tomate e molho de cogumelos; Curgete com espinafres e molho de romã; entre outros pratos nas entradas, assados e grelhados.

O Sambal de fruta, servido com bagas da época em merengue de caramelo, e os Figos grelhados com merengue crocante são as novas sobremesas que, no fim, imortalizam a memória de uma mesa de Verão diferente.