Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, vai receber o primeiro Ode Market, a 13 de abril.

O evento vai levar produtores locais, workshops, música ao vivo e animação para os mais pequenos, à Ode Winery.

O Ode Market tem início às 11h00 e conta com uma zona de mercado onde será possível comprar desde produtos frescos, azeites, doces, compotas, queijo e mel, a cerâmicas, decoração sustentável, artesanato, roupa e calçado.

Haverá também uma zona dedicada a snacks e petiscos, onde pode provar duas propostas do restaurante Cellar Door, localizado na adega, a Katsu Bifana, com um twist asiático, e as Jagakara, uma nova versão de batatas bravas. Não faltarão os vinhos, com destaque para o novo Ode Rosé, que estará disponível para provas.

Ao longo do dia, serão organizados diversos workshops, como o Ode Horta em Casa, sobre horticultura doméstica, com dicas sobre a plantação em vasos, floreiras e canteiros; a Oficina de Sabão Ecológico, que tem como objetivo ensinar a fazer sabão com recurso a óleo usado, numa perspetiva de economia circular; a Oficina de Flores, focada em arranjos terrarium (montagem de um jardim em miniatura dentro de um vidro), e um Workshop Vínico, com a enóloga da Ode, Maria Vicente, que irá ensinar aos participantes os princípios básicos das provas de vinho. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. As inscrições devem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Será também possível fazer visitas guiadas à adega da Ode, cujas instalações permitem recuar no tempo ao ver a destilaria e laboratório de vinho originais, que remontam a 1902. As visitas têm um preço especial de 10€ e não incluem prova. Simultaneamente, no espaço exterior da adega, haverá música ao vivo e animação para os mais novos, com pinturas de rosto, balões, jogos tradicionais, e bolhas de sabão gigantes.

A Ode Winery nasceu em 2022, pelas mãos de dois australianos e uma brasileira, que se apaixonaram pela região e pela sua extensa cultura vínica. Os seus vinhos são produzidos segundo a filosofia “Mínima Intervenção e Máxima Atenção”, estando atualmente disponíveis dez referências, além do Ode Rosé: os brancos Ode Semillon 2022, Ode Viognier 2022, Ode Fernão Pires 2022, Ode Arinto 2022, Ode Enóloga Arinto Fernão Pires 2022; e os tintos Ode Touriga Nacional 2022, Ode Quarteto 2022, Ode Lagares Touriga Nacional 2022, Ode Amphora Alicante Bouschet 2022, Ode Única Touriga Nacional 2023.

 

A entrada no Ode Market é gratuita.