A Omdesign desenvolveu, ao longo de oito meses, um estudo de mercado nacional e internacional para o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM). Assim, será definida a estratégia promocional do vinho da Madeira nos próximos cinco anos.

O principal objetivo da análise realizada é consolidar e aumentar a notoriedade que o vinho da Madeira já tem, em Portugal e nos diferentes mercados-alvo, assim como conquistar outros mercados e novos consumidores para a categoria, que revela um enorme potencial de crescimento.

“Com o know-how que temos na área vitivinícola de mais de 22 anos de experiência a trabalhar vinhos, entre eles o da Madeira, conseguimos com este estudo, e com uma equipa multidisciplinar, identificar os principais desafios, mas também as inúmeras oportunidades que a categoria vinho da Madeira tem ao nível regional, nacional e internacional. Cabe agora ao IVBAM e aos players do setor a responsabilidade de, no seu dia a dia, porem em prática a estratégia e orientações definidas para os próximos cinco anos, para consolidação da marca e categoria vinho da Madeira.”, refere Diogo Gama Rocha, diretor-geral da Omdesign.

Os resultados do estudo foram apresentados num workshop de dois dias, que teve lugar na Madeira, na semana passada, onde estiveram reunidos e em trabalho conjunto todos os operadores do setor com a Omdesign e IVBAM.

Portugal, França, Alemanha, EUA, Japão, Reino Unido, Suíça e China são os principais mercados para o setor e onde a Omdesign foi avaliar os hábitos de consumo, os comportamentos de compra e as tendências predominantes, por forma a delinear a estratégia mais eficaz para cada um deles, de acordo com as necessidades e oportunidades identificadas.