A 3 de dezembro, Alexandre Silva (LOCO) , António Galapito (PRADO), José Avillez (BELCANTO) e Henrique Sá Pessoa (ALMA) participam com os respetivos restaurantes, no THE GRAND GELINAZ! SHUFFLE STAY IN TOUR, um evento onde chefs de todo o mundo vão trocar receitas por um dia. 

Numa noite e apenas nessa noite, os 148 chefs estarão a cozinhar as ideias de outros sem sair das suas cozinhas, numa lotaria de menus.

Será atribuído por sorteio o menu de um outro chef participante, que o chef terá de recriar. O autor do menu só será revelado no final do jantar.

“Queremos fazer o melhor possível, salvaguardar os interesses do autor dos pratos e estar à altura da sua criatividade, do evento e da qualidade habitual do LOCO”, conta Alexandre Silva.

"É um prazer e honra fazer parte deste SHUFFLE, em particular o deste ano, pela sua criatividade e globalidade, a par de uma mensagem forte de sustentabilidade”, explica o chef do Alma, Henrique Sá Pessoa, honrado por fazer parte desta “extravagância gastronómica sem filtros” ao lado de “alguns dos melhores e mais irreverentes chefs de todo o mundo”.

A experiência tem o valor de € 160, sem bebidas incluídas, com reserva obrigatória através do site oficial. 

O tema deste ano é Domosophism, que a organização define como "a arte de ficar em casa, onde é o teu lugar, mas com portas e janelas abertas ao mundo lá fora". A maior das incertezas é o que o chef vai trazer para a mesa. O mesmo só conhecerá o menu uma semana antes, que lhe será revelado por email e em segredo absoluto.

A iniciativa foi criada em novembro de 2005 por Andrea Petrini, jornalista, crítico e também co-fundador do The World’s 50 Best Restaurants, descrito pela revista Time como, “possivelmente, o homem mais poderoso no universo do fine-dining”.

Ao todo participam 38 países, 138 restaurantes, 148 chefs, 700 horas, 2200 receitas, 8 pratos e 17 fusos horários.