A Makro Portugal decidiu rever o plano de contingência no âmbito da pandemia do COVID-19. Anunciou que vai manter o horário de abertura, com o encerramento previsto para as 19h00. Decidiu ainda encerrar as unidades ao domingo e fazer a emissão de passes diários e novos cartões apenas através do seu site.

 “Os nossos valores levam-nos a agir de forma preventiva e célere na segurança das nossas pessoas e de toda a comunidade que se relaciona com a makro”, afirma David Antunes, CEO da Makro em Portugal.

As medidas traduzem-se no seguinte:

  • Redução dos horários de funcionamento das lojas (fecho às 19h) e encerramos todas as lojas ao domingo
  • Reforço da sinalética na distância de linhas de caixa e na distância mínima adequada (1 a 2 metros) com outros colaboradores e clientes
  • Recomendamos aos clientes que preferencialmente efectuem o pagamento através de MB WAY ou cartão
  • Limitação de duas pessoas por um cartão de cliente
  • Reforço das medidas de higiene para colaboradores e clientes, através de produtos específicos para o efeito e de sinalética informativa em toda a área comum de circulação de pessoas
  • Garantia de stocks essenciais e o seu respetivo transporte entre lojas, plataformas e clientes (salvo condicionantes do mercado ou risco de saúde pública)
  • A empresa suspende a devolução de produtos para garantir a segurança alimentar e a saúde dos seus colaboradores e clientes
  • Com o objetivo de minimizar ao máximo as interações em loja:
    • O pedido de novos cartões será realizado a partir de hoje, exclusivamente online, através do site novocliente.makro.pt
    • A emissão de passes diários vai ser substituída pela utilização da APP makro companion
  • A empresa recomenda ainda a utilização da APP makro companion para aceder à loja, disponível para Apple http://bit.ly/Makro-iOS ou Android http://bit.ly/Makro-Android

“A makro é o ponto de abastecimento principal para inúmeros negócios próprios, mercearias, cantinas, hospitais, clínicas, bombeiros, bancos alimentares, entre outros. A nossa operação não pode nem deve encerrar totalmente. Temos uma missão pública a cumprir. Estamos a fazer os possíveis para conciliar a segurança dos nossos colaboradores e a nossa esfera de atuação com as necessidades dos nossos clientes”, conclui o responsável.

A empresa refere ainda que se encontra a agir preventivamente com vista a limitar possíveis contágios por COVID-19, disseminado nas suas lojas todas as regras de conduta partilhadas pela DGS.