O Mojito é uma bebida criada em Cuba no início do século XX, muito popular entre os americanos em Havana no período pré-proibição, que depois perdeu o seu encanto.

Ressurge nos anos 80 para se tornar no segundo cocktail mais popular na América, apenas ultrapassado pelo Cosmopolitan.

Por Nuno Gonçalves

A primeira receita impressa do Mojito, aparece no livro “Libro de Cocktails” de Juan A. Lassa, publicado em 1929. O nome do cocktail era “Mojo de Ron”. Dois anos depois, aparece o nome “Mojito” no menu do bar Sloppy Joe’s em Havan.

A lenda cubana sobre as origens do Mojito é muito mais interessante (e muito provavelmente falsa). Segundo essa lenda, o Mojito terá origens em 1586, quando a tripulação de Francis Drake curava as febres com uma mistura a que chamavam “El Draque”, composta por hortelã, açúcar, lima e aguardente.

Ainda que essa história seja muito provavelmente falsa, existem evidências históricas que uma mistura semelhante chamada “Draquecito” era prescrita para prevenir a cólera na Cuba de meados do século XIX e que poderá ter inspirado o Mojito.

Outras especulações sobre as origens afirmam que o Mojito está ligado a um barman anónimo de um dos bares da praia La Concha, perto de Havana pelos anos de 1910, tendo-se difundido a partir daí.

A Receita

45 ml Rum Branco

20 ml Sumo de Lima

Água Gaseificada

2 colheres de chá Açúcar Branco

6 Raminhos de Hortelã

Num copo alto, coloque as folhas de hortelã, o açúcar e o sumo de lima natural. Com um pilão, esmague os ingredientes. Coloque o Rum, gelo moído, água gaseificada e mexa suavemente. Decore com um raminho de hortelã no próprio copo.