Apostada em promover cocktails com Vinho do Porto, a Real Companhia Velha promoveu a competição Royal Oporto Cocktails.

Os dois bartenders vencedores ganharam uma vinda a Portugal, para conhecerem o universo da empresa e partilhar e trocar experiências com um grupo de cerca de vinte bartenders nacionais. Na próxima terça-feira, dia 21 de junho, a partir das 18h30, vai ter lugar o Real Companhia Velha Cocktails Connection Night, um evento que vai conectar Portugal e Polónia, a partir da Enoteca 17.56, espaço do universo Real Companhia Velha, situado no Cais do Douro, em Vila Nova de Gaia.

O Real Companhia Velha Cocktails Connection Night vai ter dois momentos distintos. O primeiro, às 18h30, é um direto no Instagram da Real Companhia Velha, onde, a partir da Enoteca 17.56, dois dos melhores bartenders polacos vão apresentar e fazer os quatro cocktails que criaram e foram os grandes vencedores da competição promovida pela Real Companhia Velha, em parceria com o importador de bebidas M&P Pawlina, no final de 2021.

Paweł Rodaszyński é bartender do El Koktel, em Varsóvia, e vai trazer-nos os cocktails Sour Martha e Olimpy. Numéricos de nome, os cocktais de Kamil Piotr Kosala, do bartender do The Trust Bar, em Cracóvia, são o 1756 e o 2022 – a primeira a data é o ano da constituição da Real Companhia Velha e a segunda ao ano em que estamos. Royal Oporto Extra Dry White, Rosé e Ruby vão ser servidos numa noite com menu de cocktails especial.

Porque o mote é a ligação entre os dois países, vão estabelecer-se ligações entre os três bares, via Zoom, para brindes em uníssono. O primeiro acontecerá entre as 19h30 e as 20h30 e o segundo entre as 21h30 e as 22h30. Para além dos três espaços envolvidos, a organização convida todos os bares que queiram, a participar neste momento de celebração. Para tal, basta que enviarem um e-mail, em inglês, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., que devolverá com o link de acesso ao Zoom.

Bares ou adeptos de cocktails que queiram juntar-se à Real Companhia Velha Cocktails Connection Night, poderão aceder ao live do Instagram @RealCompanhiaVelha ou ir até até um dos três espaços: em Portugal, à Enoteca 17.56, e na Polónia, ao El Koktel, em Varsóvia, ou ao The Trust Bar, em Cracóvia.

Dois dos bartenders mais conhecidos da Polónia em Portugal

Para além de bartender, Paweł Rodaszyński é, desde 2014, proprietário do El Koktel. Especializado na arte da cocktelaria e premiado pela 50 Best Discovery Academy, este é um dos mais conhecidos bares de Varsóvia, na Polónia. A sua experiência nasce no sector da restauração, há quase 15 anos, sendo que os seus sentidos foram-se apurando na arte do bartender.

Paweł Rodaszyński El Koktel

Desde 2019, acumula as funções de formador de bartenders na escola de bartending Master Craft Academy. Como finalista e, em alguns casos, como vencedor, soma várias participações em importantes competições na área, como a World Class Poland, a Bacardi Legacy e a Nikka Perfect Serve. Isto para além da Royal Oporto Cocktails! O vinho é outra das suas paixões e espera poder explorá-la muito mais, em breve.

Kamil Piotr Kosala The Trust Bar

Kamil Piotr Kosal é bartender há mais de uma década. Ao longo dos anos foi trabalhando em sítios bastante distintos, entre Inglaterra e a Polónia, a fim de ganhar experiência para poder ter o seu próprio negócio. Foi o que aconteceu quando decidiu, em conjunto com um grupo de amigos, também eles bartenders, criar o The Trust Bar, um bar de cocktails de muito sucesso, em Cracóvia, a sua cidade natal.

Com Joana Pratas