Após uma década de sucesso no coração do Chiado, o restaurante Alma, liderado pelo chef Henrique Sá Pessoa, vai encerrar portas no final deste ano.
O fim desta etapa abre caminho a um novo projeto, com inauguração prevista para o início de 2026, numa nova morada da capital.
Aberto em 2015, o Alma tornou-se uma referência incontornável na restauração portuguesa. Distinguido com duas estrelas Michelin, o espaço conquistou reconhecimento da crítica e do público pela consistência, elegância e pela interpretação contemporânea da cozinha portuguesa.
Henrique Sá Pessoa sublinha que esta decisão foi “profundamente ponderada”: “Foram dez anos de entrega absoluta de todas as equipas, que me definiram enquanto chef e enquanto criador. Mas acredito que, para continuar a evoluir, é preciso saber também criar desafios, e abrir espaço para algo novo”, afirma.
O próximo passo será assumido fora do grupo Plateform, parceiro no projeto do Chiado. O chef destaca a importância desta colaboração na consolidação do Alma e no percurso que o levou ao reconhecimento Michelin: “Foi importantíssimo poder partilhar este projeto com o Rui Sanches e a equipa da Plateform, que tanto nos ajudaram a crescer nestes 10 anos, e sem os quais o Alma dificilmente teria chegado onde chegou. É também graças a esse crescimento sólido que hoje posso seguir mais autónomo e rumar a uma fase nova, onde vou querer surpreender com um pendor mais pessoal.”
Do lado da Plateform, Rui Sanches, CEO e fundador, vê a mudança com entusiasmo: “Ter feito parte destes 10 anos de história do Alma com o Henrique foi um orgulho para toda a Plateform. Contribuir para o projeto crescer, conquistar estrelas Michelin e tantos outros reconhecimentos foi muito gratificante. Celebramos verdadeiramente esta nova fase e já deixei garantida a reserva para o próximo espaço.”
Mais detalhes sobre o novo restaurante serão revelados nos próximos meses. Até lá, o Alma no Chiado continuará a receber clientes até ao final de 2025, permitindo a despedida de um espaço que marcou uma era na gastronomia portuguesa.