Os restaurantes Rubro (Campo Pequeno e Avenida) voltam a receber, até 15 de maio, as Jornadas Gastronómicas de Porco Preto.

A iniciativa que coincide com o final da montanheira – o período de alimentação natural do porco preto, que decorre entre novembro e março, e em que os animais se alimentam sobretudo de bolotas.

A proposta gastronómica baseia-se na valorização do produto e na simplicidade da confeção, característica da identidade do Rubro. O porco preto, criado em regime extensivo, é o ingrediente principal desta quinzena gastronómica, com especialidades como Plumas, Secretos, Lagartos ou o Chuletón de Porco Bellota, uma peça de aproximadamente 400 gramas, apenas temperada com sal para destacar os sabores naturais da carne.

Entre as sugestões da cozinha, o menu inclui ainda pratos como o Carpaccio de Presa Confitada, a Empada de Porco Preto a baixa temperatura, o Solomillo com cebola confitada e as tradicionais Bochechas estufadas em vinho tinto. O espaço de entrada e partilha inclui opções como a Tábua de Ibéricos com Pan Tomaca ou o prato composto por chouriço, ovo de codorniz e batata palha.

As jornadas são também uma oportunidade para reforçar o trabalho de harmonização vínica desenvolvido pelos restaurantes Rubro. Com uma garrafeira composta por mais de 90 referências portuguesas e espanholas, a casa destaca-se pela tradição das suas Quinzenas dos Vinhos, uma iniciativa que visa dar a conhecer produtores e regiões, promovendo sugestões de wine pairing ajustadas a cada prato e perfil de cliente.

A iniciativa decorre nos dois espaços Rubro em Lisboa, no Campo Pequeno e na Rua Rodrigues Sampaio, e insere-se na linha de programação gastronómica que distingue a casa desde a sua fundação.