O restaurante Tasca da Memória, inserido no hotel Wine & Books Lisboa, na zona histórica entre Belém e a Ajuda, lançou a nova carta de primavera-verão, com assinatura de Vittorio Colleoni.

O Chef propõe-se a reinventar o conceito de ‘tasca’ num hotel cinco estrelas, para uma experiência de fine dining. «Descrevo o meu estilo de cozinha como bastante flexível, porém, considero que o respeito pelas matérias-primas é fundamental para criar uma experiência de ‘fine dining’. Durante a confeção, valorizo a integridade dos alimentos e procuro extrair o máximo de sabor e expressão. Não me considero um chef à ‘moda italiana’ – a minha conceção de cozinha resulta das minhas experiências em Itália, em Espanha ou nos Estados Unidos, mas mantenho um compromisso inflexível com a autenticidade da cozinha e com a excelência do resultado final», afirma Vittorio.

Tasca da Memoria Prato

«Assim que abracei este projeto com o Grupo PBH, dediquei-me intensamente ao estudo da gastronomia tradicional portuguesa, investiguei os rituais típicos presentes nas tascas, e criei a minha própria interpretação, com o propósito de desenvolver um estilo de ‘tasca’ numa unidade hoteleira de cinco estrelas. Apercebi-me que seria necessário reduzir a carta, pois um estilo de ‘fine dining’ requer pratos com uma maior complexidade, elaboração e tempo de preparação. Nesse sentido, optámos por escolhas mais exclusivas, com um sabor mais sofisticado, para proporcionar uma experiência gastronómica única a todos os nossos visitantes», acrescenta.

Com o intuito de preservar a autenticidade gastronómica das tascas e a partilha de pratos, a carta do Tasca da Memória promove alguns dos ingredientes e pratos representativos da cozinha portuguesa. «Diria que os pratos de bacalhau e polvo, bem como o emblemático e muito português arroz de tomate, são alguns dos ‘ex libris’ do novo menu do Tasca da Memória, mas não só. O que procurei foi sobretudo reinventar alimentos e pratos clássicos, adicionando nuances de sabor e textura para elevar ainda mais a sua qualidade e requinte.»

Vittorio Colleoni

Nas entradas, há propostas como Salada de bacalhau com húmus, Salada de polvo, Camarão à bulhão pato, Tempura, legumes crocantes acompanhados de maionese wasabi e molho ponzu, Ceviche de garoupa com leite de tigre e Caldo verde.

Nas opções de peixe há Bacalhau confitado com legumes cozidos, Polvo, Polvo panado e servido com arroz de tomate, Salmonete com xerém de camarão, salicórnia e espargos brancos e Garoupa com um risotto cítrico e amêijoas.

Barriga de porco crocante, Risotto "a La Mister Carlos", Magret de pato, Lombo de novilho é servido com batata confit, echalota e molho bearnês e Peito de peru recheado com tâmaras e amêndoas torradas, acompanhado por um puré de cherovia e bimis são opções nas Carnes.

A sobremesa Portamisú é uma das estrelas da nova carta de sobremesas do restaurante do Grupo PBH. Uma variação do clássico Tiramisù, com a inclusão da bolacha Maria, um ingrediente típico da culinária portuguesa. As Farófias com crocante de amêndoas, Consistência e temperaturas de mousse de chocolate com frutos vermelhos também estão disponíveis, assim como as Texturas de ananás com gelado de nata, a Pera bêbeda com gelado de mascarpone, redução de vinho tinto e pau de canela e a Tarte de três maçãs acompanhada por gelado de avelã e crumble de avelã .

O restaurante Tasca da Memória, com projeto de decoração e design de interiores da autoria da arquiteta Joana Saraiva, está localizado na Travessa da Memória 62, na zona histórica entre Belém e a Ajuda, em Lisboa. A unidade do Grupo PBH está aberta ao público em geral, de segunda a domingo, das 10h30 às 22h30, e conta com uma esplanada e serviço de bar.