O Monte da Bica, projeto familiar com mais de um século de história na zona de Montemor-o-Novo, está a preparar um novo ciclo de crescimento.
A adega boutique alentejana vai investir 1,5 milhões de euros até 2027 na criação de um boutique hotel, dois lagares de pisa a pé e uma sala de provas, reforçando a sua aposta no enoturismo e na valorização do território.
Equipa Monte da Bica
A liderança do projeto está nas mãos de Manuela Pinto Gouveia, que dá continuidade ao legado da família, com um enfoque renovado na identidade do Alentejo e na sustentabilidade. “Queremos mostrar um outro Alentejo, onde o silêncio tem alma”, resume a produtora.
Além da componente turística e cultural, o Monte da Bica prepara-se para iniciar um processo de internacionalização. Os primeiros envios de vinho para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha estão previstos já para este ano. O plano de crescimento passa também pela abertura de novos canais de distribuição e parcerias comerciais.
"Os nossos vinhos são completamente fora da caixa. Somos indiscutivelmente uma marca para um nicho de mercado que valoriza a irreverência, a autenticidade e, principalmente, a exclusividade. Através dos nossos vinhos conseguimos dar a conhecer um outro Alentejo. Um Alentejo onde o silêncio tem alma", destaca Manuela Pinto Gouveia.
Com cerca de 350 hectares, a herdade é gerida segundo princípios de diversificação e sustentabilidade. Além da produção de vinho, inclui atividades ligadas à cortiça, pinhão, mel, sementes, eucalipto e pecuária. A vinha foi plantada em 2005 e desde 2016 a produção tem ganho expressão própria, com uma gama de vinhos diferenciada e uma imagem irreverente.
Manuela Pinto Gouveia
“O apreço pelo vinho foi-me transmitido pelo meu pai, que me deixou em herança uma vinha familiar dedicada à produção de vinhos premium, produzidos em pequenas quantidades. Herdados foram também o entusiasmo com que aqui se produz cada garrafa, a atenção ao detalhe, o profundo afeto pela terra e o compromisso com a excelência”, acrescenta.
Adega-galeria e showroom de artesanato integrados no projeto
Para além da nova adega de vinificação própria e da adega-galeria com exposições artísticas, o projeto inclui um showroom da marca Manumaya, com peças de artesanato guatemalteco, já conhecidas na Comporta. Esta fusão entre vinho, arte e cultura reforça a proposta diferenciadora da marca.
Atualmente, a gama do Monte da Bica é composta por dez vinhos, entre rosés, tintos e brancos, com destaque para o Da Bica Rosé 2024, o Sem Título Rosé e o Merlot Grande Reserva 2019. Está ainda previsto o lançamento do TPG Grande Reserva, em homenagem à matriarca da família.
Com este investimento, o Monte da Bica ambiciona tornar-se referência no enoturismo do Alentejo, conjugando produção de vinhos, experiências imersivas e valorização do património rural.