A Duplo PR anunciou o Douscana MMXX, um vinho produzido em parceria com a Tamburini Wines, produtor italiano da região da Toscana.

O vinho tem ADN 50% português e 50% italiano, e nasceu da paixão e do trabalho de duas enólogas, Filipa Pizarro e Emanuela Tamburini, na união entre o Douro e a Toscana.

 A iniciativa nasceu de uma viagem de trabalho a Itália, em 2014, em que a equipa da Duplo PR visitou a Tamburini Wines, empresa fundada em 1890, ano em que Franco Tamburini plantou as primeiras vinhas e iniciou a produção do vinho Chianti e de azeite.

Durante o encontro, a empatia entre as duas equipas foi imediata, e foi à mesa que a ideia surgiu, com alguns receios iniciais e consciência do risco e da envergadura que viria a ser todo o processo de concretização.

A empresa duriense e o produtor toscano decidiram avançar e criar um vinho em parceria a partir de duas castas muito especiais, Touriga Nacional e Sangiovese.

Após alguns anos, decidiram que Portugal reunia as melhores condições para aqui nascer o Douscana MMXX, uma edição limitada, que junta o Douro, em Portugal, e a Toscana, em Itália, duas regiões vitivinícolas repletas de história.

A Touriga Nacional, oriunda do Douro, confere estrutura e longevidade ao vinho, e a casta Sangiovese, da Toscana, transmite frescura e delicadeza. O tinto de 2020, que é 50% português e 50% italiano, teve um estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês, e foi engarrafado em dezembro de 2022 pela Duplo PR, com uma produção total de 5340 garrafas (75cl).

Douscana MMXX 0345 Emanuela Tamburini e Filipa PizarroEmanuela Tamburini e Filipa Pizarro

 «Estamos muito orgulhosos com o resultado desta parceria com a Tamburini Wines. O Douscana MMXX é realmente uma referência única, que liga o nosso país a Itália, e que nasceu da paixão e do trabalho da Duplo PR e da Azienda Agrícola Tamburini, com quem temos tido o prazer de trabalhar», afirma Filipa Pizarro, diretora técnica e sócia da Duplo PR, empresa que comemorou duas décadas de história no ano de 2021.

«Tive o privilégio de desenvolver este projeto juntamente com a enóloga Emanuela Tamburini, de modo a criarmos um produto que refletisse tanto a essência portuguesa, como a cultura italiana, através de duas castas muito especiais: a Touriga Nacional e a Sangiovese. O vinho Douscana destaca na perfeição a qualidade e o potencial das uvas de cada um dos terroirs. Esta é uma parceria verdadeiramente ‘sui generis’, que terá seguramente continuidade, e que traduz também o trajeto da Duplo PR na busca de fazer algo diferente e inovador no setor», acrescenta a responsável.

As garrafas chegam ao mercado, com um valor de 75€ / exemplar, e já disponível em vários locais de norte a sul de Portugal Continental, com forte aposta no canal Horeca e em alguns mercados internacionais.

A Duplo PR conta com uma equipa composta por três profissionais - Filipa Pizarro, António Rosas e Raquel Veiga - que se dedica ao acompanhamento técnico dos clientes, que vai desde a definição das datas de vindima até ao engarrafamento do vinho. A empresa, que nasceu pela identificação de uma carência de apoio profissional na consultoria em enologia, fornece diversos serviços, como a conceção e renovação de adegas, a internacionalização dos produtos ou a criação de marcas.

Douscana

A par do Douscana, a empresa portuguesa lançou recentemente outras duas novidades, com assinatura da enóloga Filipa Pizarro: ITER Alvarinho & Chardonnay branco e ITER Touriga Nacional & Pinot Noir rosé 2022, ambos da Região dos Vinhos Verdes.

Fundada no ano de 1890, pelo bisavô Franco Tamburini, a Tamburini Wines conta com cinco gerações unidas pela paixão pelo vinho, e pelo cultivo de vinhas e oliveiras. Atualmente, os vinhos Tamburini, assim como outros produtos oriundos da propriedade, estão presentes em diversos mercados internacionais. O produtor da Toscana exporta várias referências que se tornaram mundialmente famosas, como é o caso do Chianti DOCG, do Brunello di Montalcino, e de outras referências.