A Symington Family Estates adquiriu uma propriedade na sub-região de Monção e Melgaço, uma das nove que compõem a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

A histórica propriedade – Casa de Rodas – inclui uma lindíssima casa senhorial do séc. XVII e 27,4 hectares de vinha plantada exclusivamente com a casta Alvarinho.

A Symington irá produzir uma gama de vinhos de quinta — exclusivamente a partir da vinha da Casa de Rodas — contando com Anselmo Mendes na qualidade de enólogo e consultor de viticultura. Os primeiros vinhos serão produzidos em 2023.

Rupert Symington, CEO, afirmou que “é com enorme satisfação que anunciamos este importante investimento na sub-região do Vinho Verde de Monção e Melgaço. Privilegiado com um microclima específico que limita o rendimento das colheitas, esta área é, há muito, reconhecida pela qualidade da sua casta Alvarinho. De facto, os vinhos brancos aqui produzidos estão entre os melhores de Portugal. Acreditamos no estabelecimento de relações de longa duração com indivíduos, peritos na enologia nas suas regiões e temos imenso orgulho em trabalhar com o Anselmo Mendes, que muito justamente se tornou num dos mais reputados enólogos de Portugal e num dos pioneiros da região do Vinho Verde.”

Sobre a ambição da Symington Family Estates em relação a vinhos tranquilos, Rupert Symington disse ainda que “acreditamos que Portugal tem um enorme potencial de produção ainda inexplorado – e estamos determinados em estar na primeira linha da consolidação desta reputação, particularmente nos mercados de exportação onde muitas marcas de vinho portuguesas estão sub-representadas. O nosso objetivo visa a liderança na produção de vinhos nas regiões onde estamos presentes e estamos confiantes que estes novos investimentos no Vinho Verde de excelência preenchem uma lacuna no nosso portfólio.”

Nos últimos anos, a família Symington expandiu o seu negócio para novas categorias de vinhos portugueses, para além da sua atividade principal, a produção de vinhos do Porto e DOC Douro de primeira linha. Em 2016 adquiriu uma propriedade de 42 hectares – Quinta da Fonte Souto – nas encostas da Serra de São Mamede no Alto Alentejo, na sub-região de Portalegre. Em 2022 comprou 50% das Caves Transmontanas, produtor duriense da marca de espumante Vértice.