O bar Red Frog, de Lisboa, manteve-se no top dos 100 melhores bares do mundo, em 2023.
No ano em que a Gala “The World’s 50 Best Bars” vai até à Ásia, com realização marcada para 17 de outubro, em Singapura, o número de bares em competição aumenta.
Posicionado n 88º lugar, o speakeasy de Emanuel Minez e Paulo Gomes mantém a cidade de Lisboa no mapa: «Manter o Red Frog no ranking dos melhores bares do mundo tem sido o nosso objetivo desde que em 2017 entrámos na lista. Numa altura em que há uma forte presença do mercado asiático, e a concorrência é cada vez maior, é também sinal de que o universo da mixologia está de boa saúde, e que é uma tendência crescente, que veio para ficar, o que para nós é uma motivação para continuar a desenvolver o nosso trabalho, e a fazer cada vez mais e melhor. Temos feito um trabalho consistente, sempre em busca de inovação, sem perder a nossa identidade. Este reconhecimento demonstra que o trabalho experimental que fazemos diariamente no nosso laboratório continua a trazer bons resultados, e que o caminho é continuar a trabalhar a criatividade aliada a técnicas cada vez mais inovadoras». refere Paulo Gomes, co-fundador dos bares Red Frog e Monkey Mash.
Emanuel Minez realça a importância desta distinção: «Fazer parte dos 100 melhores bares do mundo continua para nós a ser um motivo de orgulho. Representamos o nosso país no que mais gostamos de fazer, proporcionando experiências únicas a quem nos visita, e o facto de continuarmos a ser distinguidos a nível mundial reforça a nossa vontade de ir cada vez mais longe nas criações que apresentamos. O mercado asiático veio “abanar” o mundo da coquetelaria, e isso é saudável, gera mais partilha, mais ideias, e é isso mesmo que se pretende, não fosse o “shaker” uma das nossas principais ferramentas de trabalho!»
Emanuel Minez e Paulo Gomes abriram as portas do Red Frog em 2015, inspirados pela história e o conceito dos bares clandestinos que surgiram nos Estados Unidos durante a Lei Seca, na década de 20 do século passado.
Com os cocktails de assinatura a cargo do barman Paulo Gomes, o speakeasy entrou para o ranking dos 100 melhores bares do mundo, pela primeira vez, em 2017, conquistando a 92º posição, tendo sido reconhecido como um dos “50 Best Discovery”, logo no ano seguinte, a lista que distingue os melhores bares e restaurantes revelação do mundo. Desde então tem marcado presença regular na lista geral “The World’s 50 Best Bars”, onde já ascendeu ao 40º lugar, sendo o único bar nacional até então a figurar na cobiçada lista.
A cerimónia de 2023, que decorrerá em Singapura, traz uma entrada significativa de bares asiáticos, tornando a competição mais aguerrida. O painel de jurados é composto por mais de 650 especialistas do setor dos cocktails a nível mundial, com votos oriundos de 28 regiões de todo o mundo. O processo de votação é independente e auditado pela empresa Deloitte.