O consumo de vinho em Portugal disparou 75% entre 15 de janeiro e 4 abril de 2021 – correspondente ao 2º confinamento – face ao período de 27 de outubro de 2020 a 14 de janeiro de 2021.

Entre os produtos mais procurados estão o vinho do Porto, a crescer 135%, o vinho branco, a crescer 113%, e o vinho tinto, que registou um aumento de 64%, na procura. Os resultados das buscas dos portugueses são revelados pelo portal KuantoKusta numa análise à procura de bebidas alcoólicas e produtos mais vendidos.

No período em análise, a média de preço dos vinhos mais procurados rondou os €10 e a pesquisa de vinhos especiais (vintage, edição limitada) aumentou, sendo que os vinhos tintos são os mais populares, embora o tipo de vinho com maior procura tenha sido mesmo o Vinho do Porto.

“A maior parte dos utilizadores do Kuanto Kusta que procuram este tipo de produtos são Homens entre os 35 e 44 anos de idade, com Lisboa a liderar a procura e o Porto a liderar as receitas”, sublinha Sará Sá, do departamento de Marketing da empresa.

 

AS BEBIDAS MAIS PROCURADAS

Top categorias vinho:

Vinho tinto - 64%

Vinho branco - 113%

Vinho do Porto - 135.19%

Top de Vinhos:

Quinta do Vale Meão 2018 Douro Tinto 75cl

Quinta do Crasto Superior 2017 Douro Tinto 75cl

Herdade dos Grous 2018 Alentejo Tinto 75cl

Quinta do Noval Nacional Vintage 2017 Porto 75cl

Papa Figos 2018 Douro Tinto 75cl

Espirituosas:

The Macallan Whisky Double Cask 12 Anos 70cl

Nikka Whisky From The Barrel 50cl

Bushmills Whisky Original 70cl

Chivas Royal Salute 21 Anos 70cl

KuantoKusta

O KuantoKusta é um canal relacionado com o e-commerce. Foi fundado em 2005 pelos irmãos Pimenta, emigrantes em França, que vieram para Portugal com o desejo de abrir uma loja de informática.

Enquanto analisavam os preços praticados no país, depararam-se com a inexistência de um site que agregasse preços e permitisse a sua comparação. Conscientes da oportunidade que encontraram, não pensaram duas vezes em criar o primeiro comparador de preços de Portugal, um negócio inovador para a época, que fez com que mudasse o hábito de compra dos portugueses.

Em 2013 o KuantoKusta desenvolveu uma aplicação dedicada à comparação de preços através de tablet e smartphone. Na base de dados há milhares de produtos, que podem ser pesquisados por categoria, marca, referência ou código de barras.

Através desta opção o utilizador pode alinhar o código de barras de um produto com um retângulo que surge no ecrã e fornecer por essa via a informação necessária para desencadear a pesquisa.

Em 2014, com a mudança do algoritmo da Google o KuantoKusta reformulou o seu site tornando-se desta forma em responsive design. Em 2016, desenvolveu um comparador de preços totalmente dedicado a supermercados. Tem como objetivo integrar num único site, informações detalhadas sobre os preços praticados nos supermercados em Portugal e a partilhar promoções diárias.

O KuantoKusta desenvolveu também o PriceBench, uma ferramenta especializada na recolha, tratamento e análise de dados que contribui para que o lojista registado no site tenha uma gestão de preços mais inteligente.

Ainda no mesmo ano, o KuantoKusta ultrapassa o número de 1 milhão de produtos no site inseridos em várias áreas. Considerando o crescente acesso ao site através de dispositivos móveis, em 2018 a versão mobile ganhou um visual moderno e com novas funcionalidades.