A Nicolau de Almeida lançou a colheita 2018 do Quinta do Monte Xisto. Vinificado no Douro, em Vila Nova de Foz Côa, e envelhecido no novo armazém da família em Vila Nova de Gaia, tem aromas a esteva, zimbro e fruta.

Nas palavras de João Nicolau de Almeida, “o Quinta do Monte Xisto é feito com uvas das nossas melhores parcelas, umas expostas a norte e outras a sul, procurando encontrar o equilíbrio entre a estrutura/corpo e a elegância/acidez”.

A Quinta do Monte Xisto está localizada na região do Douro, Vila Nova de Foz Côa. Lá localizam-se os armazéns onde historicamente os vinhos do Porto e Douro são envelhecidos e exportados para o resto do mundo. O microclima Mediterrânico da região do Douro contrasta com o clima Atlântico de Vila Nova de Gaia, com condições de temperatura e humidade ideais para o envelhecimento dos vinhos. Segundo a perspetiva da Nicolau de Almeida, “achamos que fazia todo o sentido dar continuidade a este terroir complexo entre o Douro e Porto, fechando o ciclo de feitura do vinho da forma mais natural possível”.

O lote é composto por Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão. As uvas são vindimadas manualmente e transportadas para a adega em caixas de 20kg. São vinificadas em lagar de granito com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de cerca 6 dias no lagar com leveduras indígenas. Segue-se um estágio de 18 meses em tonéis de 2000 litros e pipas de 600 litros.