Há um novo restaurante no coração do Chiado, em Lisboa, para quem aprecia os sabores de itália.

O Visconti é um restaurante italiano com alma francesa, não fossem os seus proprietários, Guy-David Gharbi e Marc Laufer, empresários franceses da restauração a investir na capital e arredores.

O Visconti fica no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 18. Guy-David Gharbi escolheu dar-lhe o nome do seu realizador favorito e, nem de propósito, calhou também ser este o apelido da atriz Maria Visconti, o amor secreto e italiano do artista que dá nome ao conhecido Largo no Chiado.

A decoração é feita de paredes pintadas em midnight blue, sofás corridos em capitoné, mesas com tampos de mármore, quadros com páginas recolhidas da revista Paródia, de Bordalo Pinheiro, livros de um alfarrabista, mobiliário vintage e um forno a lenha à vista.

E o menu, em constante evolução, espelha Itália de Norte a Sul do país, refletindo o receituário clássico italiano, com toques contemporâneos e autorais.

O Couvert faz-se com manteiga aromatizada da casa, grissini, chips de pão italiano, queijo e o azeite Marchesi de Frescobaldi Laudemio. Nos Antipasti, encontram a Focaccia com azeite e alecrim, Burrata, Mozzarela affumicata ou de uma Tábua mista de queijos e charcutaria italiana.

visconti pratos

Na secção das Pizze, existem 13 variedades fiéis ao tradicional estilo napolitano – destaque para a Margherita, a Pugliese e a Calabrese - mais três calzoni, como a de Burrata e a de Trufa.

Chega a vez das proteínas. Da Terra pode optar-se entre os Scalopini a la Milanesa ou o Entrecôte Toscano 240g com risoni; do Mare, o difícil será escolher entre o Filete de Robalo com risotto de tomate ou o Polvo com linguini nero.

Finalmente as Ricette al Dente, cinco massas frescas onde se destaca a Carbonara com guanciale e a romana Caccio e pepe. Nos dois pratos de Risotto, o Di Mare Especial é um mergulho no Oceano e o de Cogumelos Selvagens leva-nos à terra.

Sobremesa? Que tal um Limoncello para digerir e ganhar espaço para um Tiramisu ou uma Panacotta?

Todos os dias da semana, ao almoço, a primeira página da carta sugere um prato do dia por 12,50€.

Além do Visconti, os proprietários já inauguraram o restaurante Legaaal no Bairro Alto e o beach club Bohemian, na Costa da Caparica. Espera-se ainda um outro Visconti, a abrir em breve nas Docas de Alcântara.