Plateform é o novo nome do grupo Multifood. O rebranding chega com o intuito de afirmar o grupo como o impulsionador das novas tendências de restauração em Portugal e uma parte ativa da evolução gastronómica.

“Durante estes 21 anos foram os nossos restaurantes que receberam todas as nossas atenções. Sentimos que este era o momento de cuidar mais da nossa marca corporativa para que ela expressasse os níveis de exigência e especialização que atingimos ao longo dos últimos anos. A Plateform representa a nossa identidade, uma marca-plataforma que reflete a intensidade da nossa paixão pela gastronomia”, refere o fundador, Rui Sanches, que criou o grupo em 1998 – ano em que inaugurou, em Lisboa, o primeiro restaurante Vitaminas.

Com 24 marcas, 22 próprias e 2 internacionais, num total de 147 restaurantes em todo o território nacional, a nova identidade chega numa fase de expansão para o grupo. O desafio, assumido por Rui Sanches, é o de “fazer da gastronomia um dos pilares para o desenvolvimento económico e social do nosso País”.

Nesta empresa há lugar para espaços de centro comercial como para restaurantes com estrela Michelin – o Alma tornou-se no primeiro projeto português a ganhar duas nos primeiros três anos de funcionamento.

Rui Sanches

Com a alavanca de 21 anos de experiência no ramo da restauração, a Plateform assume-se como criadora de universos gastronómicos únicos e intemporais. Uma identidade que a agência de criação e gestão de marcas Ivity Brand Corp, responsável pelo novo conceito de marca, decidiu explorar em todo o processo de rebranding

“Nestes muitos meses de trabalho aquilo que encontrámos foi uma empresa com muitas marcas que precisava de se sintonizar na sua marca corporativa. Procurámos uma marca-plataforma que revelasse a essência do grupo de uma forma subtil, sem que se sobrepusesse a cada uma das suas marcas, mas ligando-as a todas”, detalha Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp. “Uma plataforma criadora” que tem como propósito ser uma “marca agregadora que cruza pessoas, pratos, sabores, criatividades e inspirações”. 

Entre os vários espaços do grupo há nomes icónicos como a steakhouse Sala de Corte, a mercearia delicatessen DeliDelux ou a pizzeria ZeroZero. Há outros projetos em conjunto com chefs nacionais, nomeadamente o Alma e o Tapisco, com Henrique Sá Pessoa, e o Pesca, com Diogo Noronha.