Os restaurantes Pasta Non Basta, em Lisboa, trazem a horta para o prato na carta para o Outono.

À ementa fixa junta-se um menu móvel, que acompanha as alterações sazonais. “A ideia é não mexer tanto na carta base e ter toda a liberdade para utilizar os ingredientes no seu auge de maturação, quando faz realmente sentido consumi-los”, explica Vasco Paiva Raposo, diretor de operações dos restaurantes do grupo.

No menu de Outono imperam os pratos de conforto e os ingredientes como a castanha, a couve, o marmelo ou a abóbora. No total, são seis as propostas criadas pelo chef-executivo William Blake: duas opções de Bruschetta de beringela e nduja, com queijo fontina ou burrata; Ravioli com castanha, couve-coração e trufa; Fregola sarda com couve-flor, pancetta e mascarpone; Gnocchi de abóbora, gambas e rosmaninho e Tarte de ricota com marmelo em calda.

Ravioli con castagne e fontina

Do menu fixo saem pratos estivais e entram sugestões como a Insalata Julienne e os Ravioli al Porcini. A Insalata di Barbabietola Marinata, a Pizza vegetariana, que passa a incluir provola, fontina, abóbora, cogumelos e couve-flor ralada, ou a sobremesa Crostata al Cioccolato são algumas das novas ofertas.