A Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto tem como missão preservar, promover e divulgar o prato emblemático da cidade, as Tripas à Moda do Porto, valorizando não apenas o seu valor gastronómico, mas também o seu significado histórico, cultural e económico.
Com o objetivo de assegurar a autenticidade e a evolução natural da cozinha tripeira, a Confraria dedica-se à investigação do património gastronómico portuense, abrangendo receitas, técnicas tradicionais, produtos locais e a história das antigas casas de comida.
Ingredientes
- 400g de feijão manteiga demolhada
- 500g de dobrada de vitela (sola e folhada)
- 1 chispe de porco
- 1/2 de uma mão de vitela
- 200g de presunto gordo
- 200g de salpicão do Douro
- 1/2 de uma galinha gorda
- 1 chouriça de carne
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho
- 200g de cebola
- Sal e pimenta q.b.
- 1 cenoura média
- 1 dl de azeite
- 1 colher de sopa de banha de porco
- 1 colher de chá rasa de colorau
- 2 cabeças de cravinho-da-índia
- 1 colher de sobremesa rasa de cominhos em pó
1. Depois de muito bem lavada a dobrada, esfregue-a muito bem com sal grosso e coloque-a de molho em vinagre, água e limão cortado e espremido durante 1 hora. Lave de novo em várias águas e coloque numa panela com água e deixe ferver durante 1hora.
2. Retire então essa água e coloque a galinha e a mão de vitela juntamente com as tripas e leve de novo a cozer até a galinha estar cozida e retire-a, deixando acabar de cozer as tripas e a mão de vitela.
3. Coza o feijão e, à parte, o chispe de porco.
4. Leve ao lume o azeite, a banha de porco e junte os alhos picados e a cebola picada deixando alourar ligeiramente, junte então a cenoura cortada às rodelas, o presunto em cubos e a chouriça em rodela e o salpicão em meias-luas. Deixe estufar um pouco e adicione as tripas cortadas e já bem cozidas, o chispe e a mão de vitela cortado em pedaços; deixe estufar mais um bocado e junte então um pouco de água da cozedura das tripas e das outras carnes.
5. Tempere com sal, pimenta-preta e branca, os cravinhos-da-índia e o colorau e deixe estufar mais um pouco.
6. Por fim, junte o feijão cozido com um pouco de água da cozedura das carnes e deixe apurar, mexendo com regularidade e em lume brando. O caldo deve ficar espesso e untuoso devido à cozedura da mão de vitela e da gelatina que deixa na água.
6. Desfie a galinha, no momento de servir termine as tripas com os cominhos em pó e coloque a galinha desfiada sobre as tripas. Sirva bem quente acompanhadas de arroz branco.
Receita da Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto