A Pinhais, conserveira de Matosinhos, lançou uma edição especial de conservas de sardinhas artesanais, em azeite, para assinalar o Dia Nacional do Pescador, que se comemorou no final de maio.
A ilustração é do designer gráfico Marcos Porto que, durante o contexto pandémico, passou três meses a trabalhar como pescador na zona da Nazaré, um projeto de enriquecimento pessoal, que também serviu de inspiração para este trabalho. Agora, a obra materializa-se através da litografia de uma edição limitada de 200 latas, à venda no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e loja online da Pinhais, pelo valor unitário de 5,40€.
Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais, sublinha “O lançamento desta edição especial tem como objetivo celebrar os pescadores e o seu papel determinante na indústria conserveira, enquanto heróis no mar que diariamente fazem chegar às lotas o melhor peixe. A opção do produto sardinha em azeite prende-se com a escolha de uma conserva que enaltece o sabor da sardinha, que a par da imagem do pescador, são verdadeiros símbolos das nossas latas, da nossa marca, da comunidade piscatória matosinhense.”
A responsável acrescenta ainda que “Esta é uma edição limitada de 200 latas, totalmente exclusiva para os nossos consumidores, disponível no nosso Museu-Vivo, assim como na nossa loja online. Ao apostarmos em edições especiais pretendemos manter este caminho pelo qual nos temos pautado, o de nunca nos esquecermos daqueles que tornam possível a nossa arte.”
A Pinhais mantém o método tradicional em toda a sua produção com 37 etapas na produção das conservas, para a intensificação dos sabores em salmoura, ao corte e preparação manual de todos os ingredientes frescos fornecidos localmente até à seleção de apenas o melhor peixe vindo da costa do Atlântico, um processo que se conclui com o enlatamento que é fundamental para a conservação do peixe.