Nos dias 12 e 13 de outubro, o Mosteiro de Lorvão, em Penacova, recebe a 3ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual.
O evento contará com a participação de cerca de duas dezenas de doceiros, de norte a sul do país, incluindo algumas das mais prestigiadas especialidades portuguesas, como os ovos moles de Aveiro, o pão de ló de Ovar e Felgueiras, as tortas de Azeitão, o pastel de Tentúgal e muitas outras iguarias conventuais.
Simultaneamente, decorre a 2ª Bienal de Música do Mosteiro de Lorvão, com destaque para o concerto de Rão Kyao no dia 11 de outubro. Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova, destaca que esta edição promete superar a anterior, que foi um sucesso de público e de adesão de expositores. “Este ano conseguimos uma representatividade de todo o território continental, com doceiros reconhecidos pela excelência dos seus produtos, incluindo a Confraria da Marmelada Branca de Odivelas, um produto com Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia.”
A mostra de doçaria conventual, que acontece num dos mais emblemáticos mosteiros de Portugal, também incluirá um programa cultural gratuito. Entre as atividades previstas estão recriações do fabrico de palitos de Lorvão, workshops de doçaria conventual, declamação de poesia e concertos de música clássica, com especial enfoque no órgão de tubos.
Os visitantes poderão deliciar-se com doces conventuais como as nevadas de Penacova, os pastéis de Lorvão, o pão de rala e a sericaia, entre muitos outros, num certame que promete atrair amantes da doçaria e cultura. A mostra estará aberta ao público no dia 12 de outubro, das 15h às 21h, e no dia 13, das 10h30 às 18h.
No âmbito da 2ª Bienal de Música, o programa arranca no dia 5 de outubro com o concerto de Bachteto. Outros momentos destacados incluem a atuação de Rão Kyao a 11 de outubro, o Encontro de Coros Divo Canto no dia 12 e, no encerramento, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense a 27 de outubro. A bienal contará ainda com performances de Marina Pacheco & Ana Aroso, Rui Soares e o grupo Gaudium Vocis, entre outros.