O chef Rodrigo Castelo é agora Embaixador para a Gastronomia de Santarém. O anúncio foi feito numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Santarém na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na apresentação de um conjunto de iniciativas do município que pretende posicionar Santarém como capital nacional da gastronomia.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, comentou: “Temos que ser diferenciadores ao nível de um produto turístico estruturado. Do ponto de vista gastronómico, estamos um pouco mais à frente graças ao trabalho do Rodrigo Castelo e de outros grandes chefes da cidade, mas esperamos chegar lá também noutras vertentes”, explicou Ricardo Gonçalves.

Rodrigo Castelo disse: “Ser a “cara” da gastronomia da região de Santarém é uma grande responsabilidade, mas também uma motivação para continuar a descobrir, a redescobrir, e a promover o que de melhor a nossa região tem. Nada disto seria possível sem os produtores, com quem trabalho com grande proximidade, e a riqueza dos produtos que o rio e a terra ribatejana nos dão. O rio é uma fonte riquíssima que me tem dado o mote para aprender mais e desenvolver todo um trabalho à volta do seu ecossistema, mas toda a produção local, da carne aos vegetais, tem sido a minha matéria-prima e a minha inspiração para mostrar a gastronomia da minha, da nossa, região.

Esta nomeação como embaixador deve-se muito ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e à curiosidade constante do chef. “Queremos posicionar a cidade como capital nacional da gastronomia e estamos a trabalhar para isso, e o programa de eventos Santarém Capital da Gastronomia é a mostra disso, desta forte aposta no setor da gastronomia regional, desta vontade de dinamizar o concelho à volta dos produtos e produtores locais, e à volta da mesa. O Rodrigo é um apaixonada pela região, pela cozinha, e pela terra ribatejana, por isso sabemos que irá representar a gastronomia de Santarém da melhor forma” – afirma o vereador João Leite.

Santarém organiza anualmente o Festival Nacional de Gastronomia, que vai este ano já para a sua 42ª edição. O primeiro evento vai acontecer já no próximo mês de abril, nos dias 21, 22 e 23.

O evento “Chefs ao Tejo” marca assim o início do programa “Santarém Capital da Gastronomia”, que começa com a participação de três chefes que, ao longo do curso do Tejo, desenvolvem diferentes projetos gastronómicos. A montante, da vizinha Espanha, o chef Diego Gallegos do restaurante Sollo (1 Estrela Michelin) traz a sua experiência de peixe de água doce, mas também do seu trabalho de investigação na recuperação do esturjão andaluz. Mais abaixo, no Ribatejo, Rodrigo Castelo será o anfitrião, apresentando o lado português do peixe de rio, bem como os produtos locais. A seu lado estará também outro chef convidado, João Rodrigues, do restaurante Feitoria, em Lisboa, junto ao Tejo. A par das experiências gastronómicas, haverá lugar para conversas sobre peixe de rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema e sustentabilidade do rio, cultura avieira, entre outros temas.

O percurso de Rodrigo Castelo

Natural do Ribatejo, o chef português nasceu em 1980. Frequentou o curso de Curso de Licenciatura em Engenharia da Produção Animal durante seis anos, na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), onde aprendeu diversas técnicas de transformação de produto (fermentados, curados, fumados, entre outras). No entanto, o seu percurso profissional teve início numa área muito distinta, no ramo de vendas da indústria farmacêutica. Chegado o fim dessa etapa, Rodrigo tomou a decisão de abrir um espaço de restauração na sua cidade-natal, em abril de 2013, com o grande apoio da sua mulher. Em outubro do mesmo ano, o sonho tornou-se realidade com a abertura da Taberna Ó Balcão, em Santarém. Pouco depois da inauguração do restaurante, Rodrigo sentiu necessidade de aprender mais e aperfeiçoar as técnicas e bases da cozinha, o que o levou a frequentar durante nove meses a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). Em maio de 2019, Rodrigo Castelo esteve um mês em Londres com Nuno Mendes, chef português com carreira estabelecida na cidade inglesa, onde afinou a técnica dos preservados e fermentados.  A ligação com a ESAS mantém-se até aos dias de hoje: recentemente, Rodrigo Castelo ajudou a fundar um novo curso na instituição, com a colaboração do chef João Rodrigues.

Pelo trabalho sólido e consistente do chef Rodrigo Castelo e da sua equipa, o Ó Balcão tem já na bagagem vários prémios, como “Restaurante de Cozinha Tradicional” da Revista Grandes Escolhas (2019); “Garfo de Prata”, pelo guia “Boa Cama Boa Mesa” (2017 e 2018), “Mesa Diária” (2017), atribuído pelo “Mesa Marcada”, o primeiro lugar na categoria “Restaurantes” no concurso “Revolta do Bacalhau” (2016), e ainda as distinções “Melhor Cozinha de Autor” e Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2016), além de Bib Gourmand, do Guia Michelin, em 2020 e 2021.

 

Com Chefs Agency