Em Campo de Ourique, Lisboa, há sabores tradicionais do Líbano com o novo restaurante, Touta.

A Chef Cynthia- ou Touta alcunha de criança que emprestou ao restaurante – faz tudo de raiz, de forma artesanal. Licenciada pelo Paul Bocuse Institute em Lyon, e com 22 anos de carreira internacional, a Chef Cynthia assume-se como alguém que chegou a Portugal com vontade de dar a conhecer, mas também de aprender sobre a sua nova casa, embarcando numa viagem de descoberta pelo que de melhor se produz em Portugal, sempre em busca da inovação e de ingredientes que possa convidar a fazerem parte da sua cozinha.

Entre as sugestões há cocktails de assinatura: o Freekeh Daiquiri feito com Infusão de Rum e Freekeh, xarope e grãos de Freekeh, ou uma cerveja Almaza.

Para entrada há Kafta Tuna: kafta feita com atum cru de barbatana azul, servido com focaccia caseira e coroado com caviar Arak. Para prato principal, no peixe há Mloukhieh?: peixe do dia, arroz crocante, um dashi (caldo) e topping de cebola em pickle. Como vinho branco de acompanhamento o Château Marsyas Bekaa, 2016, frutado, originário do Vale Bekaa, no Líbano.

Touta

Na carne, como nos tradicionais almoços de domingo no Líbano, há um prato de complexidade e conforto: o B.B.Q, composto por porco preto português com puré de feijão preto orgânico, molho barbecue libanês e marshmallow de melaço de alfarroba. Para acompanhar na perfeição, o vinho tinto Ixsir Grande Reserve - Batroun, 2016, produzido no monte Líbano.

Nos vegetais, Freekeh: uma mistura de grãos de trigo verde, defumado e cozido estilo risoto, com tâmaras doces, nabo assado no carvão, pétalas de cebola e alho e emulsão de folhas de nabo. Para beber Ya'sama: uma bebida não alcoólica, preparada com melaço de alfarroba, água de flor de laranjeira e gelo picado. Como sobremesa, um Soufflé glacé de arak acompanhado de confit de figos em anis, nozes e telha crocante.

Para os que quiserem levar um pouco do Líbano para casa, existe uma pequena mercearia com infusões, fermentados e outros produtos típicos feitos in loco.