A Lota da Esquina, em Cascais, abriu as portas da sala no piso superior, onde a carne e os legumes são os ingredientes privilegiados.

A decoração distingue-se pelos tons terra e tropicais, a demarcar-se do ambiente do piso térreo, dedicado ao peixe e ao marisco.

“Esta sala é dedicada ao Fogo, onde os legumes e a carne são cozinhados sobretudo em lume do carvão. Os alimentos são biológicos e trabalhados de forma a terem a menor intervenção possível, servindo-os sobretudo grelhados”, explica o cozinheiro Vítor Sobral. 

Vítor Sobral faz o aproveitamento de todos os cortes do animal, o que faz com que sejam servidas também as partes menos nobres, como as miudezas bovinas, caprinas ou suínas, tutano, língua de vaca, molejas, fígado de porco ou rins de borrego, a par da costeleta vitelão dos Açores, da perna de borrego ou de uma carne maturada.

 “A oferta é total. Na Lota da Esquina, o cliente pode optar pela frescura do peixe ou viver uma experiência completamente diferente no piso superior com um prato de carne servido numa atmosfera mais ‘quente’ e exótica. No fundo, são dois restaurantes a funcionar num só edifício, onde o cliente pode ainda completar a noite com uma bebida no bar e ficar para dançar”, comenta o cozinheiro.

Em ambas as salas, as refeições podem ser harmonizadas com sugestões de vinhos portugueses, onde pode ser encontrada uma grande seleção de vinhos biológicos.

Ao todo, o edifício contempla cerca de 2000 metros quadrados, com aproximadamente 400 lugares, divididos por duas salas de restaurantes, uma esplanada e dois bares (um deles com uma área para dançar).

Em cada um está representado um elemento da natureza, com a Água a simbolizar o restaurante de peixe, o Fogo a carne, o Ar o segundo bar e a esplanada e a Terra o bar principal, num tributo às várias nacionalidades que convivem na vila de Cascais.

A nova sala Fogo está aberta durante a semana ao jantar, de terça a domingo, e ao fim de semana ao almoço e jantar. Localizada ao lado do bar Terra, onde as noites são animadas com Dj ou música ao vivo, este é também o espaço para a realização de eventos, a qualquer hora e dia da semana.

Ao ser num piso diferente, oferece privacidade num ambiente espaçoso, propício para receções ou festas privadas, sejam de âmbito pessoal ou corporativo. O restaurante disponibiliza quatro Menus de Grupo (mínimo de 10 pessoas), com preços a partir dos 45 euros por pessoa, que podem ser complementados com opções de Bar Aberto. A sala tem capacidade para 120 lugares sentados, com a possibilidade de instalação de tela, projetor e sistema de som.

Com 55 anos e 36 de experiência como cozinheiro, Vítor Sobral gere, a par da Lota da Esquina, os espaços Tasca da Esquina, Taberna da Esquina, Pão da Esquina e o seu projeto no Brasil, a Tasca da Esquina em São Paulo.