Está a ser desenvolvido um canal de recolha porta-a-porta de rolhas de cortiça nos restaurantes, cafés, cantinas, e outros estabelecimentos, no município da Maia.

Os objetivos do projeto passam por promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitirá aos estabelecimentos aderentes, e aos clientes, contribuir para o combate às alterações climáticas e para o desenvolvimento da economia circular. Está também prevista a plantação de árvores autóctones.

A iniciativa da LIPOR, da Quercus e da MAIAMBIENTE,  integra-se no âmbito do Green Cork, projeto da Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente, que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas que foram encaminhadas para reciclagem. O projeto tem ainda o apoio da BA Glass, da Corticeira Amorim e da Extruplás.
 

 A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) e a MAIAMBIENTE é uma empresa pública municipal.