O grupo METRO, do qual faz parte a Makro Portugal, comemora hoje o Dia do Negócio Próprio.

A propósito, apresentou os resultados de um estudo realizado junto dos proprietários de negócios independentes, em vários países, incluindo Portugal.

O estudo METRO confirma que um quarto dos portugueses gosta de comprar em negócios independentes: 26% dos consumidores portugueses inquiridos confirma que os negócios próprios têm importância no sentido de manterem o estilo de vida que mais desejam.

Os empreendedores portugueses independentes são também muito otimistas: 91% afirma que voltaria a fundar novos negócios novamente, apesar de 39% ter receio da sua receita ser instável, 29% ter de aportar um grande esforço na batalha contínua para conseguir novos negócios e 45% considerar que o pagamento de impostos seja muito penoso em Portugal.

Serviço, qualidade e sustentabilidade

A razão pela qual os portugueses apreciam os negócios próprios deve-se, em grande parte, ao facto de agirem de forma sustentável. Para 54% dos consumidores inquiridos, este é um critério de decisão importante. Quase metade (47%) também afirma que a boa qualidade é uma das principais razões que os leva a preferir adquirir produtos e serviços provenientes de empresas independentes. 53% também referiu o bom serviço e um quarto dos portugueses (25%) assegura que prefere comprar em empresas geridas pelos proprietários, em vez de se dirigir às grandes cadeias.

Individualidade e diversidade na região

Os portugueses gostam da diversidade das suas regiões e apreciam especialmente as pequenas e médias empresas independentes pelo seu contributo. Tal situação foi confirmada por 34% dos portugueses entrevistados. Os serviços personalizados oferecidos pelas empresas que são geridas pelos proprietários são particularmente populares para mais de metade dos portugueses (54%). Desta forma, de acordo com o estudo, quase um em cada dois consumidores é da opinião de que são, predominantemente, os negócios próprios que oferecem os melhores serviços para manter o seu estilo de vida individual.

Cabeleireiros, restaurantes e cafés geridos pelo proprietário

Cerca de 70% dos consumidores entrevistados em Portugal afirma que prefere cabeleireiros e barbearias geridas pelos proprietários a grandes redes. Pequenos restaurantes, cafés e snack bars (46%) e floristas (59%) são também bastante populares.

Face a estes resultados, os especialistas aconselham os empreendedores que tenham uma ideia para um negócio, a informarem-se bem antes de o iniciarem: “Especialmente nos primeiros dois anos após o início do mesmo, é importante estarem conscientes do caminho que têm pela frente. Durante esse mesmo período, os empreendedores têm de lidar analítica e estrategicamente com os fundos disponíveis e gerir o consumo dos recursos”, explica o Christoph Hienerth, Presidente do Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios da Beisheim School of Management em Vallendar.


Ofertas e descontos especiais em várias cidades portuguesas

De forma a dar maior visibilidade às empresas independentes, a METRO lançou o “Dia do Negócio Próprio” em 2016. Além de Portugal, as campanhas estarão a decorrer pela quarta vez em mais de 25 países. "O nosso objetivo é o foco na diversidade e na individualidade dos negócios próprios, visto que estes têm uma grande importância para o dia a dia das regiões e tudo o que os rodeia a nível local", observa David Antunes, CEO da Makro Portugal.

Rute Costa, Digital Marketing Manager da Makro Portugal, afirma que: “Muitas vezes, os empreendedores que fundam o seu próprio restaurante, carecem da atenção necessária no início. O "Dia de Negócio Próprio" ajuda-os em grande medida a criar notoriedade para os seus conceitos individuais”.

Ofertas gratuitas, descontos e menus especiais

Dias antes do dia da campanha, mais de 600.000 ofertas especiais tinham sido já registadas para o "Dia do Negócio Próprio". Neste dia, muitos negócios em Portugal, mais de 3.000, vão disponibilizar mais de 6500 ofertas especiais, descontos ou alterar os seus menus, de forma a assinalar o momento e tirar partido desta iniciativa lançada pela METRO a nível internacional.