A enóloga Sandra Tavares da Silva, fundadora da Wine & Soul, é a vencedora da 8.ª edição do Prémio BPI Empresária, distinção que reconhece o percurso de excelência, inovação e compromisso social de mulheres que se destacam no panorama empresarial português.

Considerada uma das mais influentes enólogas portuguesas e internacionais, Sandra Tavares da Silva tem sido uma figura central na valorização dos vinhos do Douro. O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, tendo sido destacada pelo Financial Times como uma das melhores profissionais do setor e distinguida várias vezes como Enóloga do Ano.

“Esta distinção foi uma alegria enorme, porque representa um reconhecimento para a Wine & Soul e para toda a equipa que trabalha connosco todos os dias. Quando comecei, há quase 30 anos, era raro ver mulheres na enologia ou na viticultura. Com dedicação e trabalho, provámos que as mulheres podem chegar ao topo”, afirmou Sandra Tavares da Silva.

Fundada em 2001, a Wine & Soul é uma empresa familiar sediada em Vale de Mendiz, no coração da Região Demarcada do Douro. Criada por Sandra Tavares da Silva e o marido, nasceu do desejo de produzir vinhos autênticos que expressassem o carácter das vinhas velhas do Vale do Pinhão. Com um volume de negócios de 2,7 milhões de euros e exportações para mais de 35 países, a empresa tem também uma forte dimensão social e sustentável, empregando sobretudo população local e apoiando projetos como a Associação Bagos d’Ouro, que promove a educação de crianças e jovens do Douro.

Licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e com mestrado em Enologia pela Universidade Católica de Piacenza, Sandra Tavares da Silva é hoje uma das vozes femininas mais reconhecidas na viticultura nacional.

O Prémio BPI Empresária, promovido pelo CaixaBank em parceria com a International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC), distingue anualmente mulheres empresárias de referência e visa apoiar a sua expansão internacional e o acesso a novos mercados. O percurso de Sandra Tavares da Silva será ainda reconhecido nos IWEC Awards, numa cerimónia que decorrerá em fevereiro de 2026, no Bahrein.

Entre as vencedoras das edições anteriores do Prémio BPI Empresária estão Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas), Manuela Medeiros (Parfois), Isabel Furtado (Grupo TMG), Sandra Santos (BA Glass), Isabel Azevedo (FRICON), Cláudia Azevedo (Grupo Sonae) e Paula Roque (Revigrés).