Lisboa volta a receber os vinhos de Trás-os-Montes com mais uma edição do Trás-os-Montes em Prova, que decorre este sábado, 5 de julho, no Time Out Market Lisboa – Estúdio Time Out.

Entre as 11h00 e as 21h00, mais de 120 vinhos produzidos exclusivamente na região transmontana estarão disponíveis para prova, numa iniciativa que junta 23 produtores e convida à descoberta da diversidade e identidade vínica de um território com tradição própria.

Além das provas, a programação inclui duas masterclasses. A primeira, já esgotada, tem como tema “O vinho de Trás-os-Montes namora com os produtos da sua Terra” e será conduzida pelo jornalista Edgardo Pacheco.

A segunda sessão, “Elegância e Caráter – O ADN dos vinhos para lá dos montes”, decorre às 16h30, com orientação da crítica de vinhos Valéria Zeferino. A participação é gratuita, mas requer inscrição online (mediante aquisição de bilhete de entrada), dado que os lugares são limitados.

Os bilhetes custam 10 euros e estarão disponíveis apenas no local, no próprio dia. Para além do vinho, haverá uma mostra de produtos regionais, organizada pela CIM Terras de Trás-os-Montes, parceira do evento, que permitirá aos visitantes provar sabores tradicionais que ligam o copo ao prato.

“Esta iniciativa é perfeita e pensada para todos aqueles que querem conhecer melhor os vinhos da região de Trás-os-Montes, num ambiente informal e descontraído, que eleva o potencial, a qualidade e a diversidade da nossa oferta, vinhos com uma personalidade muito própria e que, este sábado, podem ser degustados em Lisboa”
Ana Alves, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM).

Entre os produtores presentes estão nomes como Bago de Ouro, Casa do Joa, Cizeron Wines, Encostas de Sonim, Maria Gins, Mont’alegre Vinhos, Palmeirim D’Inglaterra, Quinta das Corriças, Quinta do Salvante, Terras de Mogadouro, Vinho dos Mortos, entre muitos outros. Um encontro direto com os rostos por trás dos vinhos, que ajudam a contar a história do território.