A Moët & Chandon mantém o título de marca de vinho e champanhe mais valiosa, avaliada em US$ 1,3 biliões, apesar da queda nos valores da marca de champanhe.

A manter o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, a Moët & Chandon lidera o ranking como a marca de vinho mais valiosa do mundo.

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Apesar de uma ligeira queda no valor da marca, a marca de Champagne permanece à frente da segunda marca mais valiosa do ranking, a Changyu, que subiu duas posições no ranking deste ano. Pouco conhecida entre os apreciadores de vinhos ocidentais, provém do mercado chinês, território em que é muito valiosa.

Todos os anos, a consultora Brand Finance, coloca 5000 das maiores marcas à prova e publica mais de 100 relatórios, classificando marcas em todos os setores. e países. As 15 marcas de Champagne & Wine mais valiosas e fortes do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Champagne & Wine 15 2023.

Henry Farr, Diretor Associado do Brand Finance diz: «Dentro do setor de Vinhos e Champanhes, os Vinhos tiveram um melhor desempenho em termos de crescimento do valor da marca. Os champanhes sofisticados foram atingidos. As condições difíceis de cultivo, disponibilidade reduzida e aumentos de preços levaram alguns consumidores a optar por vinhos espumantes de baixo custo como alternativa. Para aqueles menos afetados por situações financeiras mais difíceis, isso pode ser devido a não querer parecer vulgar ou ostentoso ao entregar-se a produtos de luxo quando outros estão a lutar com o aumento do custo de vida.»

 Changyu é a marca de vinho e champanhe mais forte do mundo, com classificação AAA-

Além de calcular o valor da marca, o Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de um scorecard de métricas que avaliam o investimento em marketing, o património das partes interessadas e o desempenho dos negócios. Em conformidade com a ISO 20671, a avaliação do património das partes interessadas incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100 000 entrevistados em 38 países e em 31 setores.

A Changyu (com um aumento de 33% para o valor da marca de US$ 1,2 biliões) torna-se a marca de vinhos e champanhes mais forte com uma pontuação BSI de 83,2 em 100, ganhando uma classificação AAA.

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Penfolds é a marca de vinho e champanhe que mais cresce

Penfolds (valor da marca com alta de 48%, para US$ 659 milhões) é a marca de vinho e champanhe que mais cresce. A marca australiana também é a segunda mais forte da categoria, com um BSI de 81,6 em 100. A força da marca Penfold ostenta um aumento de 19 pontos desde o ano passado e rendeu à marca uma classificação AAA correspondente.

Ao adotar novas tecnologias e inovações, a Penfolds simplificou sua abordagem centrada no consumidor. Isso inclui o lançamento da marca da sua coleção de vinhos de 2022 que, pela primeira vez, se expandiu além dos vinhos australianos. A coleção incluiu vinhos franceses e californianos como parte dos esforços da marca para aumentar o conhecimento da marca global e a participação no mercado, resultando em maior valor e força da marca.

A gama visava ainda aliviar as pressões em regiões com climas mais severos e colheitas reduzidas, obtendo uma pontuação de percepção de sustentabilidade de 4,59 em 10, posicionando a marca em terceiro lugar no ranking com base nessa métrica.

Veja o relatório completo da Brand Finance Alcohol Drinks 2023 aqui