A Poças apresentou o “Símbolo 2017”, um vinho DOC Douro que procura ser um “símbolo” da sua origem.
Produzida uvas provenientes da Quinta de Santa Bárbara, localizada em Ervedosa do Douro (Cima Corgo), e vinificado na Quinta das Quartas, situada na Régua, o vinho apresenta um tom rubi e um aroma com notas de especiarias e compota.
“O Símbolo 2017 foi produzido somente com castas de vinhas velhas, com 40 a 60 anos, e as uvas utilizadas para a sua produção foram selecionadas e vindimadas à mão. Para um resultado perfeito, este vinho deve ser servido a cerca de 18oC, e é recomendado para acompanhar todos os tipos de carne, especialmente cabrito assado, carnes maturadas ou carne de caça, e uma grande variedade de queijos”, explica André Pimentel Barbosa, enólogo da Poças.
Este vinho tinto, que passou por um processo de vinificação com fermentação a temperatura controlada - com remontagem e maceração prolongada -, estagiou 18 meses em barricas novas de carvalho francês “Allier”, com 300 litros de capacidade, e teve ainda um estágio em garrafa, durante 12 meses.
“A nova colheita deste vinho é a consequência de um trabalho consistente e persistente que a Poças tem vindo a desenvolver com os vinhos tranquilos. Queremos continuar a produzir vinhos complexos e de grande qualidade, inspirados no terroir do Douro, sempre com os olhos postos no futuro, conciliando o conhecimento e a tradição com propostas mais jovens e modernas”, refere o CEO da Poças, Pedro Poças Pintão.
O Símbolo 2017, com um PVPR de 50 euros (75cl), encontra-se à venda em garrafeiras e lojas especializadas em todo o país, na loja online da Poças e na loja física no Centro de Visitas da Poças, em Vila Nova de Gaia, que está aberta de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00.