A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove, a 3 de setembro, o “Dia de Portas Abertas” na Rota dos Vinhos Verdes.

Entre as 10 e as 19 horas, 11 quintas em diferentes pontos da Região recebem visitantes para participar em programas de enoturismo e experiências com Vinho Verde.

O objetivo é promover o contacto directo com os produtores e os consumidores de Vinho Verde interessados em conhecer os vários perfis de vinhos da Região. Participam na Rota os seguintes produtores:  Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), PROVAM (Monção), Quinta de Tamariz (Barcelos), Quinta de Soalheiro (Melgaço), Quinta da Lixa (Lixa), Quinta de Lourosa (Lousada), Adega de Monção (Monção), Adega de Ponte de Lima (Ponte de Lima), Quinta de Santa Teresa (Baião), Quinta da Raza (Celorico de Basto) e Quinta das Arcas Sobrado).

A Rota dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos no Noroeste de Portugal, nos quais o Vinho Verde serve de mote para partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística.

Há cinco itinerários preparados pela CVRVV, com partida das cidades de Braga e do Porto em autocarro, mediante inscrição prévia no site www.vinhoverde.pt.