Está tudo a postos para a final da 10.ª edição do World Class Portugal, a mais prestigiada competição de coquetelaria do mundo.
O evento promovido pela Diageo, com o objetivo de elevar o setor de food & beverage e valorizar o trabalho dos bartenders, regressa à capital portuguesa nos dias 13 e 14 de maio, no Palácio do Governador, em Lisboa.
Ao longo dos últimos meses, o World Class percorreu o país com eventos que desafiaram a técnica, criatividade e inovação dos profissionais de bar portugueses. Da inspiração à execução, os participantes deram provas do seu talento, culminando numa semifinal de grande nível. Agora, seis finalistas vão disputar o título de Melhor Bartender de Portugal 2025.
A edição deste ano encerra também o ciclo temático iniciado há quatro anos, dedicado aos elementos da Natureza. Depois da Água, Terra e Fogo, é a vez do Ar inspirar os finalistas, que foram desafiados a criar cocktails capazes de capturar a leveza, fluidez e invisibilidade deste elemento.
A final será avaliada por um painel de jurados, que junta referências da hospitalidade e restauração nacionais, entre os quais Paulo Gomes e Emanuel Minez, fundadores do multipremiado bar Red Frog, e o chef João Oliveira, do restaurante Vista (Portimão), além de outros especialistas do setor.
O vencedor nacional irá representar Portugal na Final Global do World Class 2025, que se realiza em setembro, em Toronto, no Canadá, dando continuidade à presença portuguesa nesta competição internacional, depois da edição anterior realizada em Xangai.
Os finalistas do World Class Portugal 2025 são:
- César Bolas, restaurante Páteo (Évora)
- Elvis Nunes, bar Varandas (Faro)
- Fernando Sousa, The Royal Cocktail Club (Porto)
- Miguel Sul, bar Torto (Porto)
- Nuno Carreira, Quinta da Freira (Moita)
- Pedro Duarte, bar Apotecário (Porto)