É na Rua de Santa Catarina, em Lisboa, que se pode encontrar o Verride Palácio Santa Catarina.

O chef Fábio Alves é o responsável pelo SUBA, restaurante premiado pelos Haute Grandeur Awards nas categorias de Best Luxury Boutique Hotel Restaurante in Portugal e Best Portuguese Cuisine in Portugal em 2019. Hoje apresentamos a receita de Folar do Chef Fábio para a Páscoa que se avizinha.

 

Ingredientes

 

Folar Fabio Alves ingredientes

.1kg de farinha

.12 ovos

.100gr de manteiga

.150gr de banha de porco

.30gr de azeite

.30gr de fermento Padeiro

.Q.B de sal

.5ml de água ardente

.300gr presunto

.200gr de linguiça

.200gr salpicão

Preparação

Colocar os ovos em água morna, derreter a manteiga e a banha, e dissolver o fermento com um pouco de água morna, juntamente com a água ardente.

Num recipiente, colocar a farinha, fazer uma cavidade e adicionar o fermento, a banha e a manteiga, envolver tudo e, por fim, adicionar os ovos, polvilhar uma bancada com farinha, e deitar para lá o preparado Amassar e trabalhar de uma forma energética a massa, polvilhando com farinha se necessário. Quando a massa já não se agarrar à bancada, nem as mãos, está pronto.

Colocar o forno a 50o e colocar lá a massa a levedar, tapada com um pano, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (o ideal do ponto de levedura é a massa crescer o dobro da forma inicial).

De seguida, dividir a massa em duas partes iguais, esticar com a mão, juntar os enchidos cortados em cubos, enrolar a massa, colocar no tabuleiro, e levar ao forno a levedar mais 30 minutos.

Pincelar com ovo, e levar ao forno a 180 o durante aproximadamente 1 hora.

Folar Fabio Alves corte