Insectos liofilizados passaram a fazer parte da carta dos espaços MyIced, como cobertura opcional para os gelados, crepes e waffles.

João Gouveia, gestor nacional da MyIced, esclarece que a marca optou por adquirir o fornecimento das larvas (tenebrio) a uma empresa portuguesa, a Portugal Bugs, que já tem esta produção ativa e legalizada no nosso país.

O MyIced Top Bugs vão completar o menu onde há muito pontuam os gelados de iogurte vegan, halal e kosher, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, bem como o bubble tea e as bubble waffles. João Gouveia, gestor nacional da MyIced, destaca que a marca pretende sobretudo proporcionar novas experiências gustativas aos seus fãs, seguindo uma linha estratégica que procura desafiar o convencional, apostando em eixos como a alimentação saudável e ambientalmente sustentável.

Os insetos comestíveis MyIced Top Bugs não têm antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG; são ricos em nutrientes e proteínas, pobres em carboidratos e uma grande fonte de fibras, minerais e aminoácidos. Os insetos são desidratados através de um processo de liofilização: são congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária informou o mercado nacional, no final de junho, que é aplicada a autorização transitória para a venda e consumo humano de um conjunto de espécies de insetos, aplicando assim os Regulamentos da União Europeia nesta matéria.

Segundo a FAO, há atualmente registo do consumo humano de mais de 1900 espécies de insetos: escaravelhos (31%), lagartas (18%), abelhas, vespas e formigas (14%), gafanhotos, cigarras, térmitas, libelinhas e moscas.

Com sede em Leiria, a MyIced está também presente com lojas franchisadas em Setúbal, Santarém, Viseu, Penafiel, Braga e Ponte de Lima e lojas parceiras no Montijo, Vila Real e Leça da Palmeira.