Localizado em Souselas, Coimbra, o produtor Prior Lucas é um dos mais recentes casos de sucesso da região demarcada da Bairrada.

Rui Lucas, atual geração à frente do negócio, decidiu recuperar o legado do seu bisavô, José Francisco Prior, com o objetivo de preservar o património vitícola da sua “nano-região”, mas sobretudo o perfil dos vinhos aqui produzidos.

Em destaque na gama de vinhos Prior Lucas estão os espumantes, referência da região e que lhe tem valido várias distinções a nível nacional e internacional. Os mais recentes destaques no portefólio são o Prior Lucas Rosé Bruto 2018 e o Prior Lucas Falala Blanc de Noir 2018.

O primeiro, um tradicional 100% Baga, foi produzido através do Método Clássico, com uma primeira vinificação feita em cuba de inox. Seguiu-se uma segunda fermentação, que ocorreu em garrafa com “remuage”, terminando com o “degórgement” realizado após 12 meses de estágio.

“O resultado é um espumante de cor rosa bem definida, que sugere aromas a frutos vermelhos onde predominam os morangos silvestres. Fresco e com bolha fina, afirma-se como um espumante muito versátil à mesa, acompanhando desde entradas mais elaboradas até pratos mais condimentados, como o típico Leitão à Bairrada”, refere o produtor.

Já o Prior Lucas Falala Blanc de Noir 2018 é elaborado a partir de uma mistura das castas Syrah (85%), Maria Gomes (10%) e Bical (5%). Partilha a filosofia do Método Clássico e o estágio de 12 meses em garrafa que, neste vinho, “resulta num espumante de cor dourada clara e brilhante, excecionalmente aromático, com nuances de alperce e laranja, aromas de flores brancas e um leve toque de biscoito. Bem equilibrado na boca com uma acidez citrina que o torna leve e saboroso”. Pode ser servido como aperitivo, evidenciando também todo o potencial quando acompanhado por pratos de peixe ou massas.

Os vinhos Prior Lucas são distribuídos pela Unlock Wines e podem ser encontrados em garrafeiras de todo o país pelo PVP recomendado de 11€.