Conhecer o percurso de alguns produtos alimentares, através da tecnologia blockchain, é a novidade que chega às lojas Auchan.

A iniciativa permite aceder a todo o percurso de vida de um artigo, o que representa um benefício em matéria de transparência e segurança alimentar.

As alfaces, os melões e as melancias « Vida Auchan » foram os produtos escolhidos para introduzir a tecnologia. Através de um código QR colocado na etiqueta do produto, o consumidor fica a conhecer todas as etapas da produção, manipulação, transformação, embalagem e expedição.

A tecnologia blockchain, também conhecida como “protocolo de confiança” por permitir registar dados em rede de uma forma segura, tem a vantagem de mobilizar todos os atores da cadeia de valor numa mesma plataforma. Além disso, aporta grande valor em matéria de segurança alimentar, já que, no final da cadeia, o consumidor passa a poder aceder, de uma forma completamente transparente, a todo o percurso do alimento que se prepara para consumir”, sublinha José Cordeiro, Responsável Produtos, Fornecedores e Fileiras da Auchan Retail Portugal.

As parcerias estabelecidas com produtores locais e nacionais têm sido essenciais para permitir a rastreabilidade e ter a certeza de que respeitam os princípios defendidos pela insígnia. A Auchan tem uma produção controlada com centenas de referências de produtos de marca própria, 91% provenientes de fornecedores portugueses.

Depois da alface, melão e melancia a tecnologia blockchain deverá ser aplicada em breve a outros produtos da fileira de Produção Controlada. O objetivo é que no final de 2022 toda a fileira de produção controlada integre esta nova tecnologia.