Lovingly Made Ingredients é a nova área de negócio da Meatless Farm, marca que acaba de entrar no mercado nacional com propostas alternativas à carne.
A subsidiária dedicar-se-á, em exclusivo, à produção de TPP (acrónimo para Textured Plant Protein - “proteína vegetal texturizada”). Além de assegurar o abastecimento dos produtos da Meatless Farm, já distribuídos em 24 mercados, a nova unidade de negócio irá produzir, também, TPP customizada para outras marcas, permitindo que mais empresas entrem para o crescente mercado de produtos de base vegetal.
Com instalações em Calgary, na província de Alberta, no Canadá, e com perto de 3000 metros quadrados, a Lovingly Made Ingredients representa, até ao momento, um investimento de mais de 10 milhões de euros por parte da Meatless Farm. Esta é, aliás, a primeira fábrica de produção de proteína vegetal, de grande escala, a instalar-se no Canadá.
A unidade terá capacidade para produzir 6000 toneladas de ingredientes de proteína vegetal, no primeiro ano de funcionamento, perspetivando-se um aumento para as 14 500 toneladas, até 2023. A dimensão das instalações e o investimento realizado permitem a expansão da Meatless Farm para a produção de proteínas vegetais customizadas para parceiros externos que produzam, não só alternativas à carne, mas, também, produtos de padaria, snacks, cereais, entre outros.
Os diferentes blends de proteína vegetal ali produzidos serão, posteriormente, vendidos a terceiros sob a marca Lovingly Made Ingredients. As previsões apontam para que este setor alcance mais de 116 mil milhões de euros, em valor, até 2029.
Em Portugal, mercado em que a marca acaba de entrar, os consumidores podem encontrar os seus hambúrgueres, nuggets, salsichas, picado e almôndegas, feitos com proteína à base de ervilhas, arroz e outros ingredientes de origem vegetal, à venda na loja online EasyGreen (easygreen.pt), na Green Beans (greenbeans.pt) e no canal de foodserive Recheio MasterChef (caterplus.pt).
A Meatless Farm foi fundada em 2016 pelo empreendedor Morten Toft Bech com o objetivo de reduzir a dependência mundial no consumo de carne. Morten e a sua família não conseguiam encontrar uma solução que substituísse a carne e que fosse saborosa e pouco dispendiosa. Em 2018, a Meatless Farm lançou o seu picado na cadeia de supermercados Sainsbury’s e é, atualmente, uma das marcas europeias, com foco em produtos à base de plantas, com um crescimento mais acelerado.