A FINE, Feira Internacional de Enoturismo, que acontece em Valladolid, entre 9 e 10 de junho, vai realizar testes de antigénio e testes de PCR para a deteção de casos COVID entre todos os participantes da feira: expositores, visitantes e trabalhadores de empresas envolvidas na montagem, desenvolvimento do evento e atenção aos visitantes. Isto garante a segurança sanitária de quem assiste à segunda edição deste encontro para profissionais do enoturismo.

"É essencial trabalhar num cenário de segurança e para isso concebemos um protocolo de ação, em colaboração com a Cualtis, para que a FINE seja um espaço livre de COVID", disse o diretor-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.

Para viajar para Espanha é essencial, atualmente, apresentar um teste de PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem. A colaboração com a Turespaña para promover a FINE no estrangeiro e contribuir para o posicionamento de Espanha como destino de enoturismo inclui também estes aspetos relacionados com a segurança da saúde.

No caso dos participantes nacionais, serão realizados testes rápidos nos recintos da feira durante os dias 8, 9 e 10 de junho. O tempo de espera para saber o resultado é de apenas 15 minutos.

"Vamos usar todas as ferramentas à nossa disposição para que a FINE se desenvolva normalmente. Nas últimas semanas tem havido eventos diferentes com um grande afluxo de públicos, como feiras ou concertos, e felizmente há recursos para garantir a segurança dos participantes", explica Alberto Alonso.